segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Você é fashion? Espero que não.




OI meninas,

Vocês já foram em algum evento fashion?
Pois é...Hoje resolvi escrever sobre isso, tem haver com corpo e tudo haver com esse blog, falar mal nunca...Apenas enfatizar certas coisas!hehehe

Quando eu era modelo da osklen,ganhei um convite pra assistir a um desfile de biquínis no Barrashopping o tal d fashion week, suuuper Fashion. Fui com uma amiga que sumiu assim que chegamos, estava falando com ela quando percebi estava sozinha,bem só me restou mesmo ficar reparando nas figuras do evento,nunca vi tanta gente engraçada querendo ser fashion, sair numa notinha da revista caras, fiquei chocada com uma garota com cabelo de pica-pau e óculos escuros gigantes na frente na fila, isso por que era de noite...Fiquei na fila da entrada, uma confusão só de gente fashion com e sem credencial querendo entrar de qualquer forma, furando fila,uma desorganização que estava me irritando,para piorar uma drag Queen pisou no meu pé com aquela plataforma de oncinha, estava demorando até que encontrei o Oskar (dono da Osklen) que me colocou para dentro, ótimo...Sentei na fila do meio e logo que entrei fui fotografada como se fosse artista,perguntaram qual era meu estilo,de qual estilista era a minha roupa e da onde eram os meus sapatos...Respondi um monte de mentiras e entrei,comecei a me divertir sozinha,olhei para mim e me senti tão simples com aquela roupa básica que deu vontade de roubar umas flores do jardim e colocar nos meus sapatos ou uma folha de bananeira e fazer de cinto,mas fiquei na minha...Do meu lado estava a Tiazinha, disputando os flashes com a tal da Drag Queen com plataforma de oncinha. Na platéia, um monte de jornalista entrevistando gente famosa e a pergunta da repórter, por cima da minha cabeça pro luciano Ruck: " Você é Fashion?" É...ele é super fashion, não tá vendo...Santa criatividade. Todo mundo fica com caras e bocas ,tira o que tem de mais estranho do guarda roupa, mulheres até então normais que fazem mercado toda semana com a listinha de compras na mão,passeiam com o pescoço esticado pra frente, os ombros pra trás, botox na boca e as flores do jardim que roubaram e colocaram nos sapatos
( espera aí, essa idéia foi minha...). É um evento muito interessante e divertido.
Depois de muita loucura as luzes apagam e o espetáculo começa, com um cenário ao fundo da passarela, música legal,iluminação perfeita e colorida dando um efeito de sol e mar na passarela, lá trás estava se criando silhuetas de três corpos esqueléticos contra-luz, achei que fosse efeito de luz,mas não, eram meninas de verdade, Lá de cima desce um esqueletinho daqueles, e todo mundo grita, quando ela chegou perto de mim pude reconhecê-la: Gisele Bunchen. Que rosto maravilhoso,que cabelo lindo, que postura na passarela, mas um esqueletinho rebolativo. Na seqüência vinha o que parecia uma invasão de extra-terrestres pálidos, uma cruza de gafanhotos com rostos maravilhosos , maquiagem saltante e peças de biquínis esquisitos nada cariocas,com chapéus de palha cheio de flores( as mesmas do jardim, pura coencidência clarooo)e sempre bundinhas murchas, eu ficava na expectativa, vai virar..vai virar...virou..de novo?!!! Outra bundinha murcha e inexplicavelmente cheias de celulite. Que porra é essa? Como podem aquelas meninas com 1,80m, 40 quilos, 17 anos de idade, de bunda caída?Parece exagero, mas né não. Um desfile de biquínis com as modelos mais fodonas do Brasil, mas que têm pernas horrorosas com 2 palmos de nada entre elas. A cada uma que entrava eu me admirava e olhava para os rostos da pessoas na platéia e todos com a mesma expressão que eu, será que estavam pensando a mesma coisa?Isso é padrão de beleza? de saúde?
Quem foi a infeliz invejosa que inventou esse padrão?
Liberdade pras gostosas! Protestem meninas, vocês que são saradas é que deveriam estar sob os holofotes, ganhando rios de dinheiro com suas bundas duras e malhadas, tanta dieta, tanto quatro apoios com caneleira pesada para que? Vamos criar uma ONG, ou um boicote "Botem as gostosas nas passarelas, tirem os sacos de ossos".
"Nunca, em toda minha vida estive numa reunião tão estranha."
No fim achei a idiota da minha amiga que havia sumido, e a primeira coisa que ela falou quando me viu foi..."salvem as baleias" vamos embora preciso ver gente gorda e normal para compensar o dia de hoje...
caímos na gargalhada, estávamos pensando igual o tempo todo, eu num lado do evento,
e ela do outro, mas fiz uma pergunta a ela que nunca vou esquecer, você já estava com esse cinto de folha de bananeira antes???
Isso já faz uns cinco anos e hoje um projeto que está sendo analisado na Assembléia Legislativa de Santa Catarina pode fazer com que modelos muito magras sejam proibidas de participar de desfiles de moda no estado.

A idéia é proibir que modelos com Índice de Massa Corpórea (IMC)) inferior a 18 kg/m², desfilem em eventos realizados em Santa Catarina. O IMC é calculado dividindo o peso pela altura ao quadrado. Uma pessoa que pesa 55 kg e tem 1.70 m de altura, por exemplo, tem o IMC de 19,03 kg/m².

“A proposta contribui com a campanha de combate a anorexia”, justifica, citando a cidade espanhola de Madri, que no início do ano proibiu modelos magérrimas de participarem de desfiles de moda. “A anorexia já custou vidas e foi abordada em telenovelas. Esse drama não atinge somente modelos profissionais, mas também meninas, que se iludem com um falso conceito de beleza criado por uma indústria que visa o lucro”.


beijos e até +
Dani.

2 comentários:

  1. Excelente testemunho!

    A anorexia infelizmente não afecta só os modelos, mas a pressão da imagem do belo que é transmitida pela passerelle é de facto assustadora.

    As roupas que os "sacos de ossos" transportam vão ser utilizadas por pessoas normais...que se sentirão assim inferiores?!É um atentado à auto-estima do comum mortal.

    ResponderExcluir