segunda-feira, 30 de junho de 2008

Você sabe respirar corretamente durante a musculação?

Oi meninas,
Bem,
Tem uma praia na California - Santa Monica que possui um espaço destinado às pessoas saradas, só pisa ali ou quem é sarado, ou quem não é mas tem cara de pau suficiente.
Então, no dia em que passarem por lá mostrem para aquelas gringas, quem é que manda em questão de corpo, ok? NÓS BRASILEIRAS! Tirem uma foto nessa placa!
Mudando de assunto,
Vocês sabem respirar quando estão treinando?

Treino leve (treino de resistência muscular)Utilize a respiração contínua, de forma livre, sem prender a respiração e sem se preocupar em coordená-la com os exercícios e as contrações musculares. Preste atenção na execução dos exercícios para que você os faça corretamente e respire de forma ritmada.
Treino moderado (como exemplo temos os treinos de hipertrofia)Você poderá utilizar a respiração passiva (expiração na fase concêntrica ou positiva, quando a contração é maior e inspiração na fase excêntrica ou negativa), respiração ativa (inspiração na fase concêntrica e expiração na fase excêntrica) ou a respiração combinada. O ideal é conversar com o instrutor que montou o seu treino para que ele lhe oriente quanto a respiração que deverá ser utilizada e verifique as suas dificuldades adaptando-as.
Treino muito intenso (como por exemplo os treinos de força e potência)São treinos onde se trabalha com cargas próximas a carga máxima. Nestes casos, muitos realizam a apnéia ou respiração bloqueada, para facilitar a execução do movimento e o alinhamento da coluna vertebral. Isto faz com que haja grande suporte na região do tronco, auxiliando na estabilização da coluna e diminuindo a ação compressora nos discos vertebrais. Mas a apnéia pode trazer alguns riscos, como o aumento significativo da pressão arterial, acompanhado de tonturas, desorientação e blecautes (escurecimento da visão). Por isso a apnéia só pode ser usada por pessoas bem treinadas e mesmo assim por breve momento (no máximo 3 segundos).
Você poderá inspirar pelo nariz e soltar o ar pela boca ou somente usar a boca para a respiração.
Uma dica : solte o ar quando fizer força.
Agora, para melhorar a sua capacidade respiratória, os exercícios aeróbios (de 4x a 6x por semana) são essenciais, melhorando a sua resistência cardio pulmonar. Não treine de qualquer forma, sem saber o que está fazendo. Converse sempre com o instrutor que montou o seu treino ou procure um bom profissional para esclarecer as suas dúvidas e orientar e acompanhar as suas atividades.
crédito ao texto: cyberdiet.

Um comentário:

  1. Oi Dani! Fiquei duas semanas de ferias e vi os tres ultimos posts so' hoje! Que dieta, hein? Parece otima! E isso da respiracao, adorei. Um dia vc escreve sobre as veias que ficam ennnorrrmes quando a gente malha? Notei que elas aumentam ate' mais que os musculos! Isso pode acontecer tambem nas pernas? As minhas estao nos bracos, mas nao entendo pq isso acontece. Um beijo pra vc! Neide

    ResponderExcluir