segunda-feira, 3 de novembro de 2008

MODA..MODA...MODA FITNESS

O guarda-roupa não serve só pra ‘guardar roupa’: partes das nossas vidas estão lá dentro, em forma de peças que renderam lembranças incríveis ou que rendem bons momentos todo dia , peças que dizem quem somos, nossa personalidade, jeito de ser, dizem até em que meio trabalhamos.
Eu trabalho em academia de ginástica, na praia, nos parques, minhas roupas de fitness ficam no centro do meu armário ( dica do blog oficina de estilo) onde tenho uma maior visibilidade e praticidade na hora de escolher uma peça colocar na bolsa e sair correndo.
A moda fitness segue muito a moda fashion, podem reparar, as grandes marcas seguem as tendências em cores, cortes e tecidos do que será moda na próxima estação.
Por exemplo se você parar em frente a uma vitrine de roupas fitness, verá muito floral, um ombro só, estampa tie-dye anos 70.
O legal das roupas de ginástica é a tecnologia , que vou falar mais abaixo.No meio dessa crise mundial, onde a Islândia pode vir a falir a qualquer momento se não tiver um empréstimo, resolvi falar de moda.
Parece fútil , mas é justamente sobre isso que quero falar, as roupas que usamos não precisam ser caríssimas, de grandes grifes, se soubermos vesti-las, combiná-las, termos senso do que podemos usar de acordo com o nosso biotipo físico, estilo e bom gosto.
Como diz Glória Kalil, a moda morreu, hoje em dia é você quem faz a sua, e diante da nossa realidade nada melhor do que a moda high/low, onde você usa peças baratas ( camisetas hering, C&A, Renner) com uma peça cara, geralmente a bolsa ou o sapato. No nosso caso o velho e bom TÊNIS.
Primeiro, vamos falar deles!

Não é moda, é necessidade.

Uma matéria da folha de São Paulo que guardei:
Solas de ar, bolsas de gel, regulação do fluxo de ar entre as câmaras do calcanhar, todas as inovações soam a benefícios, e todos os benefícios soam a mais dinheiro. Especialistas em fisiologia do movimento de universidades brasileiras resolveram dar o alerta e chamar a atenção para os básicos, ou seja, as questões essenciais com que o comprador deve perder o seu tempo antes de adquirir um par de tênis. Primeiro: identifique o seu tipo de pé e passada. Pode fazê-lo facilmente na praia, onde o seu caminhar deixa pegadas bem definidas, ou junto de um ortopedista, através de uma avaliação podométrica. Pés planos necessitam de um maior reforço na parte interna da sola e de uma palmilha plana ou semicurva; pés que pisam do lado de fora (supinados) necessitam de maior proteção na parte externa; já os pés cavos (de arco elevado), têm menos contacto com o solo e absorvem menos impacto, pelo que se adaptam melhor a solas curvas. Os médicos sublinham ainda o facto da eficácia do sistema de absorção começar a diminuir após os 400 kms. O que significa que, um atleta que treine cerca de hora e meia, três a cinco vezes por semana, deve trocar o seu par de tênis em cada seis meses.(Folha de São Paulo, 12/02/2004)
No site da nike, você pode costumizar o seu, fazer com as cores, modelo que quiser...Um barato!



Eu, semana passada na academia da praia -RJ



Estava de olho na moda nesse dia, subi a minha meia para a foto, mostrando como tenho visto por aí...No início achei estranho, mas hoje em dia vejo de tantas maneiras...Até o joelho, preta, branca, cinza, abaixo da calça, por cima da calça...Até porta celular os meiões viraram.



Elas engrossam as pernas, não te deixam atarracada (mesmo as baixinhas)



Na foto acima estou usando minha calça rôxa de plush, modela demais o corpo. ( rôxo, também se vê demais)



Não sou estilista, nem fashionista, mas tenho algumas dicas para dar depois de anos dando aulas em academias pelo Rio de Janeiro e com a ajuda de grandes blogs de moda que pesquisei para essa matéria...

1- Se você é baixinha, nunca use calça preta com top ou blusinha branca, vai parecer menor, mas se for muito alta e magra, use.
2- Se você tem os quadris largos e culotes avantajados, plis...Não use calças com detalhes nas laterias, como listras ( mesmo verticais) isso desvia a atenção para essa área.
3- Se você quer destacar alguma parte interessante do seu corpo use peças estampadas.
4- Corte de um ombro deixa a mulher mais feminina.
5- Se você usa bolsa com seus cacarecos vão aí dicas importantes: Bolsas com alça longa de transpassar ou de carregar a tiracolo ficam melhores em quem tem quadril mais estreitinho . E bolsas com alças curtas de carregar na mão ou nos ombros são boas pra quem tem quadril mais larguinho e deixam o look mais elegante.
6- Decote em v, alonga e valoriza seios
7- Para quem tem canelas muito finas, essa moda dos meiões favorece( vou falar sobre isso abaixo), mas não precisa esticar a meia até o joelho, basta afofá-la na canela.
8-peças estampadas + peças lisas, use as estampadas aonde quer CHAMAR A ATENÇAO, a parte lisa pode ser de qualquer cor que apareça (predomine)na estampa,
9-as cores neutras devem ser usadas juntas, são bege, marrom clarinho, caque.
10- cores que combinam: marinho com branco,vermelho com branco. ( sempre o vermelho predominará e parecerá maior aonde usar) Eu aprendi na faculdade de marketing e publicidade que a íris do homem capta a cor vermelha à kms de distância, por isso se quiser conquistar aquele gatinho na academia..use a abuse do vermelho.
11- Se você é branquinha, nunca use branco com amarelo.












Treinar de shortinho e camisetinha é o mais confortável que existe no verão, para quem tem corpão e nenhum medo de celulite, depende da filosofia do lugar de onde treina.







( Na academia do Manuel Simões , treinávamos de sunkine, para ficarmos olhando nossos defeitos no espelho, e não os dos outros) Mas vai entrar em uma academia de sunkine...Será presa!







Esse tipo de roupa, camisetinha e shortinho, em certas posições nos aparelhos podem te deixar inibida, e quando estamos treinando, não podemos pensar em nada a não ser nas contagens, tempo, postura, respiração, concentração etc...
Moda Nike, confortável o lema da marca.
Mostra meninas pegando pesado, suando, com roupas confortáveis e modernas. Gostei!
Moda Européia- calça fralda e sapatilha para treinar...Eu não gosto.
Essa moça se chama Janaína Rosa, ela é escritora no site da Glória kalil sobre moda.
janaína disse: "Uma das minhas maiores dúvidas era se encontraria roupas de ginástica descoladas, sem aquela mesma cara de camiseta branca + legging preta de sempre. Visitei três lojas e fotografei meus dois looks preferidos de cada uma. Conclusão: tem muitas e boas opções de roupas de ginástica por aí." "Mas ficar bem vestida na academia custa caro! Vou deixar para investir em roupa de ginástica aos poucos, já que pretendo prolongar por muito tempo a minha vida de fitness. Dêem uma olhada nas peças que escolhi ao lado. Acham que os figurinos estão “adequados”?


Bem,

Jana...

Foi você quem perguntou...

Tá certo que você seja fashion, escreva sobre moda, saiba tudo sobre esse mundo , mas definitivamente moda fitness não é com você.
Não gostei dos looks que montou.
No primeiro look você parece que vai ao shopping, com vestidinho rôxo e calça leg????
Desculpe a sinceridade amiga, mas no segundo look você parece o Napaleão dinamite com as perninhas tortinhas, tá estranho com esse negócio na cabeça, eu gosto de faixinhas, mas existem umas menos Rambo que essa e coloridinhas estilo anos 70, demais.
E no terceiro look, cinza com verde eu particulamente não gosto, e a blusa fina e larguinha engordou um pouco, junto com a calça pantalona.
Ou um ou outro larguinho, não todas as peças!

OS MEIÕES (MODA CARIOCA)
Uma amiga da academia me disse que essa moda se iniciou no inverno aquecendo as pernas que estavam de fora, e era maravilhoso para não se depilar ..ai..ai..eu mereço.
Mas há 10 anos, eu treinava na academia do Manuel Simões com caneleiras de 12kg, por essa razão , eu usava meiões, para maior aderência, sustentação( não escorregar) e não pegar pereba por causa das bactérias do suor dos outros.
Peguei essa mania, e desde então, sempre nos meus treinos de glúteos onde uso caneleiras, puxo as meias até o joelho (muito antes dessa modinha).
Chegando ao Rio, percebi que todas as meninas estavam usando meias até o joelho, não só nas aulas de glúteos, mas no salão de musculação no calçadão da praia e na night, meiões pretos com sapato alto ( e o pior é que fica bonito, dá um look legal, e engrossa as pernas).
Saiu uma matéria no Globo.com sobre o assunto, de tão em alta que está…
Segue a reportagem...

***
Uma febre de meias até os joelhos vem tomando conta das badaladas academias do Rio. Coloridas, listradas ou frisadas, vale tudo para compor o visual. A moda que está uniformizando as "marombeiras" de plantão vem estampando também as vitrines das lojas esportivas.

Para entender essa nova tendência, no entanto, é preciso voltar no tempo. Nos início dos anos 80, foram as polainas da atriz Jennifer Beals que fizeram sucesso no filme "Flashdance". O acessório, que virou sensação na época, servia para aquecer as canelas das mulheres devido ao rigoroso inverno dos Estados Unidos.

Na Argentina, as meninas costumavam combinar meias até a canela, semelhantes a dos jogadores de futebol, com mini-saias, virando motivo de gozação quando passavam as férias por terras brasileiras.
No Brasil, as polainas também fizeram sucesso nessa mesma época, mas agora elas aparecem adaptadas ao formato de meiões e são usadas em qualquer estação do ano.








A estudante Charlotte Bucher, de 16 anos, diz que acha os meiões super estilosos. “Eles são úteis para malhar, não machucam e nem agarram na perna quando eu uso caneleiras. Além de serem lindos”, ri.
Carol Sampaio, de 26 anos, que além de freqüentar a academia também joga futebol, afirma que os meiões devem ser uma tendência.

“Como eu jogo futebol, já me acostumei com essas meias grandes. Mas acho que elas estão na moda agora, pode ser que seja coisa passageira”, afirma ela, entre uma série e outra de agachamento.
Boca de sino, uma tendência do mundo fashion que entrou na moda fitness. (eu não gosto)
Porta garrafinha com velcro ( fui procurar uma pochete de neoprene com velcro, mas a única que tinha era R$ 100,00, aí não dá, né?)







Na foto acima, Tênis com meia invisível, mostra as canelas...Para as que tem as canelas finas, e nada de panturrílhas, não cai muito bem, o legal seria uma meia maior nessa região, para disfarçar!
TECNOLOGIA NOS TECIDOS

blusa Térmica da Nike para mulheres..eu quero!

Cheia de furinhos, fica seca mesmo dentro da água.


O site da nike está muito legal, vale a pena dar uma olhada na tecnologia dos tecidos que estão lançando chamados THERMAL INSULATION, camisas que mantém o corpo aquecido, mesmo em um frio rigoroso, e camisas que mantém o corpo sêco.


Entre as novidades, tem os tecidos que reduzem os odores indesejáveis da transpiração com acabamentos biotech e peças com partículas de prata.

Peças com estampas fotocrômicas: quanto mais intensos forem os ultravioletas, mais forte fica a cor do silk. Para as mulheres linhas que conciliam feminilidade e delicadeza à alma esportiva, com estampas na versão colorida e tecidos com diversas estruturas e se moldam ao corpo.
Ainda entre os lançamentos da coleção verão, tecidos com fibra de bambu, que não agride o meio-ambiente, aliada ao elastano trazem a mobilidade, elasticidades e conforto. Indicada para a prática de Yoga, as peças têm cores específicas: branco, preto, rosa, carmim e lilás. Além disso, as linhas específicas para praia chegam com vestidos e batas em malhas para mulheres, bermudões com estampas optical e floral para os homens e chapéus, sungas, maiôs, camisetas e calças para as crianças.
Mais dicas


Quem tem pernas...curtas: pode vestir shorts curtos, bermudas com detalhes verticais.
finas: pode optar por calças de moletom, ou tecido molengo (adequado às práticas esportivas) em cores claras ou com detalhes horizontais. Mulheres com pernas finas devem destacar a parte de cima, com tops ou camisetas largas. grossas: podem vestir calças escuras que terminem abaixo dos joelhos. desbotadas: se isso for um problema para você, prefira calças longas e escuras.
Quem tem busto...grande e volumoso: deve vestir, sob camisetas, tops que proporcionam boa sustentação. Antes de comprar os seus, experimente-os e simule alguns movimentos no provador da loja, vai parecer uma maluca pulando, mas quem se importa?
Quem está com...quilinhos a mais: geralmente, quando a pessoa se matricula na academia está um pouco fora de forma. Os excessos ficam ainda mais salientes se você vestir roupas de cores vivas, como verde-limão, amarelo e laranja. Peças em preto, marrom e azul-escuro são opções melhores. Esqueça calças com elástico na cintura, pois marcam as gordurinhas. Quem é... baixinha: deve evitar roupas com listras horizontais, que achatam visualmente, fazem a pessoa parecer ainda mais baixa e gordinha. Prefira com detalhes verticais.
Está completamente fora de cogitação: - Polainas, munhequeiras e laços na testa (tipo Karatê Kid).- Perfume forte na aula de ginástica ou na sala de musculação.- Brincos grandes, pulseiras e colares. - Biquínis ou maiôs cavados na natação.

Bem meninas,

Essas foram as minhas dicas de moda na academia,ainda vou colocar fotos das meninas cariocas treinando.

um Beijo e até+

Dani


15 comentários:

  1. Adorei!!!Valeu pelo big post.Deve ter dado um trabalhao......irado!!!!beijo grande

    ResponderExcluir
  2. Particularmnente no ultimo concurso de tigrasas no hawaii eu fui muito bem,a dani inclusive viu a competicao,com atletas de PESO.
    Adoro pantufas,engrossa minhas canelas finas,minha calca de lycra e sempre SANTROPEITO e top de lycra basico de tigrinho.
    Sempre abafando o bafom nas gym.
    A vida e um luxo e o MC donald e um lixo.
    assinado gao gerreiro .

    ResponderExcluir
  3. oi dani, adorei o novo post, mas essa moda ai... sei nao, nao gostei.nao vai combinar com meu corpinho.kkk,aqui na academia tem um monte de menina usando shorts e meiao, e testria!!! parecem aquelas meninas dos anos 80, achei engracado, mas pra menininha.se voce quiser posso mandar umas fotos.beijos.estamos esperando por mais!!!!

    ResponderExcluir
  4. curti a materia, mt legal
    so faltou as fotos das garotas cariocas, tenho mt curiosidade d ever como elas a academia
    as cariocas sao inpiraçoes pra gente
    sao super determinadas

    ResponderExcluir
  5. OIii...

    Muito dificil tirar fotos dasmeninas treinando na academia, primeiro preciso de uma autorização do marketing ( que me deu, mas levou dias) depois preciso que as meninas aceitem, depois preciso convencê-las que sao fotos naturais (ninguem quer sair com cara de cansada, suada) daí pensei em tirar no vestuário, onde estão se arrumando...ai..ai..
    Tenho 2 fotos in;editas que ainda nao coloquei no blog, hoje vou na academia com essa missao...Mas precisava colocar logo amateria de moda.
    bjsss
    Dani.

    ResponderExcluir
  6. Dani, arrasou na materia de moda!!! Tambem nao gostei dos looks da profissional. Ela pode entender de moda, mas nao de fitness! Sobre a meiona, ainda nao acostumei, mas parece que ela tem mesmo suas vantagens! Beijos! Neide

    ResponderExcluir
  7. Maravilhosa a matéria, Dani! Achei muito legal saber sobre as tendencias nas academias, até porque malho numa academia que tem que usar uniforme!!! Ultrapassado não? rsrs Mas até que acho legal. Não rola desfile e o pessoal vai mais focado pra lá.
    Malho na ACM aqui no Centro do Rio. Não é uma "Academia", mas pra mim vale muito, pois malho na hora do almoço, no único tempo que tenho disponível. E como ela é bem pertinho do meu trabalho, aproveito ao máximo meu tempo de almoço malhando ;-)
    Ano que vem, quando terminar minha pós, estava pensando em malhar em Niteroi, na Tio Sam. Mas to pensando ainda. Lá não tem uniforme rsrs Então vou ter que comprar roupinhas novas pra malhar! Então sempre que puder vai colocando as tendencias de moda fitness aqui ;-)
    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Dani..que materia interessante...eu adorei!
    Os meios eu uso e adoro...desde 2005 que peguei essa mania,depois de malhar 2 meses no Rio,na Academia da Praia,na Barra onde passo as ferias. Eu via as meninas chegarem com as meias e achei o maximo logo de cara.Adotei o estilo la no Rio mesmo e hj uso sempre.
    Amei suas dicas super importantes sobre cores,biotipo, tipos de roupas para cada mulher...
    Aquelas outras roupas da profissional fogem completamente ao meu gosto.
    Gostei da ideia de fazer fotos das cariocas malhando...sempre tem algo novo nessas caiocas que a gente aproveita,alem da forca de vontade que ela possuem em malhar diariamente,na academia,na praia,no calcadao,na chuva,no sol,na areia...
    Verao no Rio eh estimulo puro ou depressao total.A gente escolhe!
    vc ta com tudo...vc acrescenta mto em minha vida,acredite! Bjos,
    Li - BSB

    ResponderExcluir
  9. Sucesso Dani!
    Amei o post!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Dani, adorei as dicas!!! bjos, bjos

    ResponderExcluir
  11. Dani,
    demais, demais..como todas as suas matérias.
    adorei tudo,já anotei.
    sou fashionista sim senhora e adorei a matéria, tudo haver.
    beijos
    Jussara

    ResponderExcluir
  12. aaah q legal... incrivel q a gente malha malha faz td certinho e nem de perto fica com este corpitcho(BUMBUM) de cariocas hahahah elas sao mt esforçadasss... pega dicas delas tb tipo o melhor exercicio ou qual elas mais gostam de fazer
    bjuss daniiii

    ResponderExcluir
  13. Antigamente eu tinha uma baita vergonha de usar essas meias compridas, agora que é moda uso e abuso rsrsr... A mesma coisa era ir treinar com capri floral (toda cheia de papagaiada)rsrsrs como as coisas mudam hehehe

    Amei o tópico Dani!!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo blog... Adorei as dicas, sou apaixonadaaa por roupas de ginástica, pena que é tão caro né? rs... No momtento to com velhas calças pretas e camisetas (igualmente velhas) que encontro por aqui , rs... Mas assim que a situação melhorar vou dar uma varrida em uma boa loja.
    Ótimas dicas ;)

    ResponderExcluir
  15. Conheça a Lótus Fitness, A marca que está conquistando o mundo Fitness....

    ResponderExcluir