domingo, 9 de novembro de 2008

Victor Braga responde...


Oi meninas,
O Victor Braga para quem não sabe, é o meu nutricionista, ele me ajuda a manter a linha...
As meninas da comunidade do orkut fizeram algumas perguntas, e ele aos poucos está respndendo...

PERGUNTAS:

Dani na minha opinião o que a maioria das meninas tem dificuldade (eu principalmente) é na parte da alimentação pra perda de gordura. Faço vários testes, experimento dietas, mas ainda não sei quanto de cada nutriente seria o ideal, se devo ou não cortar carbos ao máximo, se devo ou não ingerir mais gordura... Talvez o assunto seja um pouco abrangente demais pro Dr. Victor Braga escrever algo, mas sendo dentro desse tema eu acharia ótimo.
Ana Paula
concordo com a maria, esse é o assunto que sempre está em alta! :P
Aneide
Acho ótimo...
Concordo com Maria Carolina também. Como acabar com ela...

Mariana
Perda de gordura
Dani, concordo com a Maria Carolina: isso nos aflige. Também tenho dúvidas sobre se primeiro precisamos emagrecer para depois ganhar massa magra, etc. Beijos, Mari

VICTOR BRAGA RESPONDE...


Existem várias condutas para a perda de gordura, realmente é um tema amplo. Porque tudo depende da pessoa que quer perder gordura. Todas as dietas devem ser administradas de acordo com a necessidade da pessoa no momento.
Diminuir carboidratos pode funcionar e ser perigoso se não for feito por um profissional qualificado. As dietas com baixo carbo promovem a menor liberação de insulina, um hormônio lipogênico. Ele é capaz de formar gordura quando liberado de maneira “indiscriminada”. Assim, as dietas de baixo carbo induzem um menor depósito de gordura no organismo por manter os níveis de insulina em baixa concentração.
A principal fonte de energia do corpo são os carboidratos, quando em restrição o organismo tem que mudar a fonte e passa a funcionar usando gordura. Otimizando sua a perda.
Tudo isso leva ao estado de cetose, pois o corpo passa recrutar gordura que se transforma em acetil-coa, que por falta de oxalacetato devido a restrição de carbos, passa a formar os corpo cetônicos. Manter o corpo por muito tempo sem carbo pode levar há uma rápida perda de gordura.
No entanto, além de difícil é perigoso pois o estado de cetose eleva a acidez do organismo e impede a ligação do oxigênio com hemoglobina, que leva a falta de O2 no cérebro e demais órgãos.
Algumas pessoas não conseguem durar muito na dieta por ela ser muito restritiva. Além dos problemas de constipação, fadiga, mau hálito, tonturas, sudorese, tremores ect...Tem o mau humor!
Não estou dizendo para não fazer, faça , mais saiba fazer (procure orientação de um nutricionista). Se for ficar por muito tempo sem comer carboidratos, quando retornar a dieta normal, faça a reintrodução de carboidratos gradativamente. Se colocar carbo em excesso o corpo por estar muito carente do nutriente irá acumular tudo novamente e em dobro.
Use nutrientes e alimentos que irão diminuir a acidez, vegetais verdes escuros, ameixa umeboshi, vinagre de maçã, semente de abobora, lentilha ( tem carbo), algas marinhas, bardana...Dependendo vale pena até suplementar com mineral magnésio.
Outra alternativa seria suplementar arginina, asparagina e aspartato para tentar formar mais oxalocetato e assim diminuir a cetose.
Nunca deve faltar ÁGUA, em nenhum tipo de dieta!!
Com essas dietas deve tomar muito cuidado para não comprometer os rins, por causa da sobrecarga de proteínas e da acidez que irá aumentar as calcificações renais. Por isso também, exames bioquímicos devem ser realizados com cautela.
Existem opções mais saudáveis, perder gordura não tem segredo, é treino e alimentação. Não existe formula mágica é só força de decisão vontade própria.
Mantenha o treino diariamente, no mínimo 30 minutos no máximo 90 minutos, consuma carboidratos de baixo índice glicêmico e carga glicêmica. Como por exemplo Aveia, quinua, frutas em geral, arroz integral, batata doce, inhame, hortaliças variadas, carnes magras, oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes, pistache...), leguminosas em geral...ect . Assim terá ótimos resultados, não se esqueça de comer de 3 em 3 horas e evite ao máximo liberar muita insulina comendo doces em geral, refrigerantes, arroz branco, pão branco, ou seja, tudo que tem pouca fibra!! E dependendo do horário de seu treinamento evite comer carboidratos a noite.
E para relembrar o intestino é o centro, existe um estudo que compara mulheres dentro da faixa de peso e acima do peso. Todas que estavam acima do peso tinham uma permeabilidade intestinal (dificuldade de absorver nutrientes e facilidade de intoxicação) dobrada em relação as outras. Porém este também é um assunto extenso que vale a pena ser detalhado em outra oportunidade.
Para definir a quantidade de nutrientes que deve ingerir Ana Paula, você deve procurar um nutricionista que irá lhe orientar com exatidão. E Mari as vezes você não precisa emagrecer para ganhar músculos, pode ganhar músculo emagrecendo.
Irei responder todas as perguntas meninas...Só me dêem um tempo..Obrigado!

OBRIGADA VICTOR!
Meninas abaixo fica uma fotinho de motivação...
Essa modelo está sem rosto, porque você pode imaginar o seu no lugar! Bora meninas...

************************************************************************************

PERIGO NAS COMIDAS COLORIDAS
Deixe seus filhos longe disso...E você também!


Delicias que fazem muito mal por causa dos corantes petroquimicos, principalmente nas crianças!








Oi meninas,





Eu sempre fico atenta ao site http://www.cspinet.org/ CENTER FOR SCIENCE IN THE PUBLIC INTEREST.





Um site muito legal, sobre pesquisas cientificas com as comidas que existem no mercado, entre outras pesquisas, que desmacaram grandes empresas que prometem alimentos saudáveis e na verdade não é bem assim...





Novas pesquisas muito importantes, têm mostrado que corantes , tais como 5 Amarelo, Vermelho 40, e seis outros, estão ligadas à hiperatividade, impulsividade, dificuldade de aprendizagem, hiperatividade e déficit de atenção em crianças. O Centro de Ciência de Interesse Público tem requerido a Food and Drug Administration para proibir o uso desses corantes.





Estas tintas, são produtos petroquímicos, na sua maioria, são muitas vezes utilizados para simular a presença dos alimentos reais.





Por isso eu sou a favor de alimentos naturais, barrinhas de proteína feitas em casa, sorvete feito em casa , pirulitos de açucar mascavo, balas de gelatina incolor etc...





Fica aí um alerta, tudo que é colorido é artificial e faz muito mal, aqui em casa eu faço TUDO, as minhas guloseimas e a das crianças.


Beijosss


e até +


Dani.





8 comentários:

  1. Valeu prlo alerta Dani!! Bjos, bjos, boa semana

    ResponderExcluir
  2. Dani, amo todas as dicas que vc manda!!
    e por falar nisso me passa a receita da barrinha de cereal por email, por favo??!!
    jane_santah@hotmail.com
    aguardo!!!
    beijoooooosssss.
    Jane Bezerra

    ResponderExcluir
  3. Dani,
    Gostaria de saber, de acordo com sua experiência, quanto tempo leva para se perceber alguma mudança no corpo de uma pessoa que malha 1h15m/1h30m por dia (Seg a Sáb). Sei que essa pergunta é muito subjetiva... Gostaria de saber o que vc vê por aí...
    Deixando bem claro que o treino não é igual ao seu e a alimentação também não (alimentação saudável, porém não de atleta).
    Obrigadaaaa!

    ResponderExcluir
  4. Dani, adorei a matéria do Victor!! Obrigada por nos ajudar tanto e tanto!! Não é atoa que vc é linda...bjos, bjos

    ResponderExcluir
  5. Dani. Adooooro seu blog! Sou fã dele desde o início e vc mudou radicalmente o meu estilo de vida.

    Gostaria de perguntar uma coisa. A gordura localizada, aquela que não sai de jeito nenhum, que fica alojada na pochete e não sai nem com reza braba, tem jeito? O problema é que já reduzi tanto o carbo que quase não me aguentei e a pochete ficou lá, firme e forte, enquanto eu fiquei uma tábua de passar, sem peito nenhum! Parece que vc perde gordura em todos os lugares, menos na barriga.

    O que eu queria saber é: Dá pra alguém que sempre teve gordura localizada, subcutânea, secar isso ou é genética e eu tenho que me conformar e fazer uma lipo.

    Já visitei uma nutri e ela disse que eu tinha q me conformar com o meu corpo. Nunca vou ser sarada, então?

    E mais: aquele seu plano alimentar que vc deixou de exemplo no blog da dieta cíclica tinha por volta de 1300 kcal. Dava pra hipertrofiar legal com essa oferta energética?

    Desculpe o post longo.

    Beijocas e sucesso!

    ResponderExcluir
  6. FelixCatus,

    Meu Deus, que nutri baixo astral..mandou vc se conformar com o seu corpo? que isso???
    Vc viu no post do nutri Victor Braga que a soluçao nao é diminuir drasticamente os carbs?
    Claro que essa pochete sai, mas não é assim de uma hora para outra, como o rosto por exemplo, que logo aparece que emagrecemos...
    Leva tempo, paciência, percistência...MAS SAI, é gordura, não é cimento,pô...
    E gordura sai.
    Vale a pena tentar um novo m;etodo de treino, usando playmotrecs durante a musculação.
    Quanto as 1300cal que eu comia, consegui hipertrofiar por que meu treino era pesado, mas foi pouco.
    Hoje depois que perdi gordura (com essa dieta) como 3500 cal, quer dizer, hoje sim...Estou hipertrofiando.
    Mas precisei perder fat primeiro.
    bjsssssssssssss
    Dani.

    ResponderExcluir
  7. Dani, adorei a matéria do Dr. Victor! Brigadão!
    Bjs,
    Mari

    ResponderExcluir