terça-feira, 18 de novembro de 2008

Victor Braga responde...

Oi meninas...
Mais respostas do nosso nutricionista Victor Braga...


Patricia Furtado disse:
Tenho tantas dúvidas...
2°)Na Alemanha a creatina é vendida em qualquer loja de suplementos,porque no Brasil é proibida?
Em praticamente todo mundo a creatina é liberada, durante os jogos olímpicos de Atlanta 80% dos atletas utilizavam a creatina como suplementação. Ela aumenta a concentração de fosfocreatina nos músculos em cerca de 40%. Por ser classificada como um recurso ergogênico (capaz de aumentar a capacidade de gerar trabalho), seu uso em outros países é liberado e a constatação de sua presença não é considerado dopping. No Brasil não existe legislação especifica para a creatina. Ela é um suplemento alimentar que não se enquadra na categoria de registros relacionados aos produtos para praticantes de atividade física. Existem poucas pesquisas sobre os efeitos do seu consumo crônico, o que impede a constatação de possíveis efeitos colaterais causados por longos períodos de ingestão. Em dose não orientada pode provocar diarréia, retenção hídrica, estresse renal, danos ao fígado e cãibras. Já sendo prescrita em uma em fase específica do treinamento a creatina auxilia: no aumento de força e o volume muscular; melhora rendimento na execução de exercício de curta duração e alta intensidade; acelera a recuperação de energia; reduz a fadiga e propicia aumento na intensidade dos treinos.
A falta de pesquisas científicas é a base da argumentação para a proibição da venda da creatina pela ANVISA.
Só use a creatina com devida orientação de profissional especializado.
Contra-indicações: Gestantes; pessoas com disfunção renal;
3°)Excesso de proteína sobrecarrega os rins,li que alguns nutricionistas nao aconselham.Devo tomar shakes todos os dias ou somente no pós-treino?
Procure um especialista, ele irá lhe informar o quanto de proteína é necessário para o seu dia. Pois tudo isso envolve idade, sexo, tipo, intensidade e duração do treinamento. A ingestão pode variar de 0,8g por kg de peso até 2,4g por kg de peso. Dependendo da fase do plano alimentar esse valor é mais alto.
Quais tipos de shakes se refere? Pois os “shakes” podem ser só de proteínas ou podem conter carboidratos, proteínas e lipídeos. O que você faz todos os dias? Como é o seu tempo? Treina todos os dias?Qual sua idade? Seu peso? Sua composição corporal? Como está a bioquímica do seu sangue? E o intestino funciona bem? O que vem sentindo? Essas entre outras perguntas são fundamentais para definir se você deve toma-los ou não todos os dias.
Em resumo pode ser usado pela manhã para aumentar a saciedade durante o dia, pode ser usado pela tarde junto com uma fruta para aumentar a produção de CCK, após o treino onde a síntese muscular encontra-se elevada, a noite por se prático junto a outro alimento que retarde sua absorção ou de forma isolada dependendo do tipo e da conduta...É claro que se usar em todos os períodos que estou falando pode acabar causando uma sobrecarga protéica ou de vitaminas e minerais, por exemplo.
Ainda tem mais ;)
Maria Carolina disse:
Algumas dúvidas
1) Eu sei que cada organismo responde de um jeito a uma determinada dieta. Porém queria saber: existe algum cálculo seguro para saber a quantidade de calorias necessárias e a porcentagem de nutrientes para perda de gordura?
Existem vários cálculos para estimar a quantidade de calorias gastas e necessárias. Porem algumas formulas podem subestimar o valor em até 25%. Até exames que parecem ser mais precisos podem falhar, pois tudo depende da atual condição da pessoa. Existem cálculos que podemos nos basear.
2) Qual o efeito da lactose no nosso corpo e se existe uma quantidade limite de leite e devirados que podemos ingerir sem ter muitos prejuízos em termos estéticos?
Se você tem intolerância é indicado que suspenda o leite, não temos enzimas suficientes para poder digeri-lo. Os derivados podem ser mais tolerados, pois passam pelo processo de fermentação e as bactérias fazem uma pré-digestão dos nutrientes. 1-2 iogurtes 3-5 fatias de queijo uma ponta de faca de manteiga pode ser bem tolerada por você e não trazer prejuízos estéticos. Derrepente 2-3 iogurtes 4-6 fatias de queijo duas pontas de faca de manteiga também podem servir ou não.
A primeira ou segunda opção podem lhe trazer inflamações intestinais aumentando sua absorção de toxinas e provocando mais flatulência, por exemplo. Com isso sua estética tem prejuízo. Toxinas irão reter mais líquidos devido ao efeito dos radicas livres e flatulência vai aumentar seu abdômen.
Vale a pena prestar atenção em seu corpo!
3) Em caso de dietas restritivas em carboidratos, sei que o melhor horário de ingerí-los é no café da manhã e no pós-treino, mas em que quantidades seria ideal ingerí-los? Mais gramas no café, ou no pós-treino, ou então igualmente nos dois?
Depende do horário do seu treinamento e objetivo. Mais as duas opções, café e pós-treino, são mais aconselháveis.
Patricia Furtado disse:
Continuando...
6°)Suplementacao contínua causa dano na saúde?
A suplementação desnecessária e exagerada poder causar danos a saúde!7°)Gostaria de um resulmo das vantagens e desvantagens dos suplementos;dextrose,maltodextrina,albumina,aminoácidos,zma e glutamina.
Difícil de responder, o que pode ser vantagem para meu corpo pode ser desvantagem para o seu...Mas vamos lá...
-Dextrose carboidrato de alto índice glicêmico pode ser bom para quem é “magro” e tem pouca gordura acumulada e deseja ganhar massa muscular...Nesse caso deve ser administrado após o treino. Por ser pura açúcar é desprovido de minerais fundamentais para sua metabolização e acabar causando deficiências em seu organismo. Use com cautela! Para quem quer ganhar massa e tem gordura acumulada não seria o melhor suplemento.
-Maltodextrina de médio a alto índice glicêmico pode ser usada relevando os mesmo princípios da dextrose, basicamente.
-Albumina proteína de alto valor biológico que pode ser usado antes ou após ou em alguma refeição do dia associada com algum alimento. Pode auxiliar no ganho de massa muscular, porém é uma proteína bem alergênica ( causa alergias), o que pode atrapalhar todo seu sistema metabólico além de processos alérgicos incômodos. Além do mais seu sabor não é muito agradável. Teste com cautela, lembrando que cada pessoa responde de maneiras diferentes ao mesmo alimento ou suplemento.
-Aminoácidos são moléculas que em conjunto formam as proteínas. No entanto quando administrado de forma isolada podem percorrer por diversas vias bioquímicas em seu corpo.
Ex: Arginina pode produzir óxido nítrico ou Gh ou oxaloacetato ou acetil-coa ou amônia ou outra coisa que seu corpo esteja precisando.
Leucina podem estimular a produção de insulina, evitar degradação da massa muscular ou virar acetil-coa ect...
Os aminoácidos quando administrado de forma isolada podem trazer desequilíbrios no pool de aminoácidos e apresentar efeitos colaterais indesejados.
Procure um profissional especializado para avaliar sua real necessidade.
-ZMA – zinco, magnésio e vitamina b6, uma pesquisa mostrou o aumento da testosterona em atletas que utilizaram zma...Só que tem uma coisa esses atletas eram jogadores de futebol americano o qual o programa anti-dopping tem mais aparência do que eficácia.
Usar zinco, magnésio e vitamina b6 pode não ser ruim, se realmente estiver precisando. Geralmente deficiências de zinco são observadas quando se tem dermatites, queda de cabelo, descamações, má digestão, acne, ansiedade, depressão, memória ruim, fadiga, déficit de concentração ect...
Deficiência de magnésio está relacionado com insônia, câimbras, ansiedade, depressão, hiperatividade, contrações involuntárias, diarréia, vômitos, náuseas, cansaço, déficit de memória ect...
De vit b6 dores de cabeça, disfunções renais, tontura, dermatites, língua e gengivas descoloridas, dores articulares, cansaço, câimbras ect..
OBS: Existem muitos outros sintomas relacionados aos minerais e vitaminas acima.
Ou seja, se possuem deficiências é bom usar, mas lembrando..sempre com orientação...Vcs vão cansar de ver eu falar isso!!
Glutamina bom para o sistema imunológico, intestino, desintoxicação, memória, catabolismo...Não vejo desvantagem e nunca vi relatos de efeitos colaterais..Há não ser que tenha algum problema renal.

Gostaram?

beijos e até +

Dani.



4 comentários:

  1. Nossa Dani;
    Cada vez aprendo mais vendo seu blog. Muitas dicas úteis e sempre chamando atenção ao uso de certas coisas com profissionais adequados.
    Parabens !!!!! Cada dia tenho mais admiração por vc.. Seu Fã..
    Joao Pedro
    ( RJ e Portugal )

    ResponderExcluir
  2. Adorei!
    Dani, muito obrigada pela atenção e Dr. Victor muito obrigada pela disposição em esclarecer as nossas dúvidas.

    Maria Carolina

    ResponderExcluir
  3. Dani, esse blog com vc e o Dr. Victor vao longe! Vida longa a essa parceria e ao sucesso profissional dos dois! E obrigada pelas informacoes, aos dois! Neide

    ResponderExcluir
  4. Oi Dani, sou bastante curiosa e li todos os seus arquivos e adorei de verdade, suas dicas são otimas, mas quero te fazer uma pergunta se o abdominal não fazer perder a gordura localizada qual o segredo pra uma barriga lisinha e sem muitos musculos pois faço musculação mas não quero ficar muito musculosa somente quero ficar com o corpo mais definido , passei por varias e uma delas foiu engordar no casamento, sempre gostei de esportes mas depois de casada passei a ficar na moleza sem fazer nada, mas dei minha virada e emagreci, a pouso tempo na musculação já consigo notar grandes resultados nos glutéos e pernas mas no abdomem a ainda não tiver resultados mas sei que com muita luta e disciplina alimentar e malhação eu seu que consigo minha meta, sua orientação pra mim é muito importante virei sua fã e sempre que me deparo com alguma tentação lembro-me logo da sua luta e do seu corpo, vc é uma inspiração, adorei ter conhecido seu blog

    beijo e se quiser pode mandar a resposta pelo meu blog vou adorar ter sua visita

    ResponderExcluir