sábado, 19 de dezembro de 2009

RECEITINHAS SARADAS PARA UMA CEIA SARADA!

Oi menina(os),
Eu estava conversando com a minha mãe sobre a nossa ceia de Natal, e chegamos a uma conclusão...Fazê-la o mais natural e saudável possível, mas...deliciosa!
Descobri alguns sites incríveis vegetarianos, que trazem receitas muito saudáveis e gostosas.
Os textos das receitas do post não são meus, ok.

http://rocknraw.blogspot.com/search/label/receita
http://rawgoddessheathy.blogspot.com/
Tudo de bom!
Nossa ceia será SARADA!


torta de maçã e torta de morango
Da torta de morango vc já ouviu falar muito por aqui.Hj fiz uma de maçã que ficou tb ótima!use amendoas escuras ( com a pele) pq a massa fica melhor assim , quando eu faço com a branquinha fica muito molhado e não dá pra guardar.aí vai a receita ( tirada do livro " rawvolution"):ingredientes para a massa:-2 copos de amendoas bem moídas- 1/3 copo de nectar de agaveingredientes para o recheio :2 maças cortadas em fatias ( eu cortei em cubinhos pq achei que fatias ia ser dificil de ficar cortando pra comer)- 2 colheres de sobremesa de nectar de agave- 1/2 colher de sobremesa de canela -1 1/2 colheres de sobremesa de sementes de linhaça em pó.- 1 1/2 colheres de sobremesa de suco de um limão -1/4 copo de passas.para fazer a massa:numa vasilia junte as amendoas e o agave e misture bem,coloque a massa em um prato , amasse um pouco com as mãos e depois vai modelando até ficar uma camada fina e com as bordas um pouco mais grossas formando uma paredinha pro molho.pra fazer o resto:corte as maçãs, coloque numa vasilia e misture os outros ingredientes, misture bem e jogue em cima da torta.----adaptei as explicações pra o jeito que eu fiz. ------TORTA DE MORANGOa massa é igual a de cima.corta os morangos em discos finos e mistura com agave nectar e joga em cima da torta. só isso. mas fica perfeita!Eu estava indo guardar minha torta de maçã na geladeira, alguns momentos antes de começar a escrever aqui, e pensei que teria que comer a torta hj pq com certeza a maçã ficaria feia daqui um tempo... pena.. pensei... aí escrevendo percebi que tinha esquecido o suco de limão !!! claro! isso faz a maçã não escurecer. peguei a torta e fiquei pingando limão em cima. tomara que funcione.







RECEITA RAW BROWNIE

fica pronto rápidinho.
para fazer o brownie vc vai precisar de algo que moa as nozes, um processador ou algo parecido.
ingredientes:
1 1\2 copo de amendoas, moídas
1 copo de nozes ( walnut ou pecans ,esqueci o nome em portugues,mas são as que parecem com o cérebro, qualquer uma das duas serve.)
1 copo de tamara ( eu misturei a duras com algumas das moles)
1 maçã média sem casca e cortada em cubinhos
1\4 copo de pó de carob
1\4 copo de cacau em pó , eu usei meio copo de cacau e não usei o carob.
1 colher de chá de extrato de baunilia.
no processador misture as nozes e a tamara ate virarem farelo. junte o resto dos ingredientes e de uma mechidinha so pra unir tudo. a massa vai parecer um pouco molhada mas vai ficar firme depois de gelada.
eu misturei com as mãos , fiquei amassando, depois coloquei num prato e amassei e moldei numa forma de bolo redondo e coloquei no freezer por pouco mais de meia hora. depois guardei na geladeira.
foi desse blog que eu tirei a receita http://rawgoddessheathy.blogspot.com/



receita dos biscoitos de chocolate com morangos e creamcheese.





primeiro tem que fazer outra receita , a das gotas de chocolate. presta atenção pq tem que deixar as castanhas de molho antes.




ingredientes:




1 1/3 copo de castanha cajú ( que ficaram de molho na agua por 1-2 horas. )




1 copo de xarope de bordo ( maple syrup)




1 copo de pó de cacau ( cru)




1/4 colher de chá de extrato de baunilha




1/2 colher de chá de sal marinho.




coloque todos os ingredientes no liquidificador e deixa bater até ficar cremoso ( eu tive que ficar mechendo com uma pá ) coloque a mistura num saco plástico e corte um buraquinho pra vc ficar espremendo a mistura e ela sair em forma de gotas, deixe no desidratador 118F.


. deixe na geladeira.




para o biscoito:




ingredientes:2 1/2 copos de castanha de cajú em pó




1 1/3 copo de farinha de aveia




1/2 copo de cacau em pó ( cru)




1/4 copo de agua




3/4 copo de xarope de bordo( maple syrup)




1 cholher de sopa de extrato de baunilha




1 1/2 colher de chá de sal marinho




1 copo e mais umas extras de gotas de chocolate




sem as gotas de chocolate misture todos os ingredientes num pote e jogue o copo de gotas e de uma misturada.




forme rodelas com a massa e coloque por cima umas gotas de chocolate. deixe no desidratador por 118F ( 48 C) durante a noite. ( eu deixei pouco mais que isso)





BISCOITO NATURAL


gente, essa receita é ótima, fácil de fazer e fica uma delícia, as crianças tb adoraram.ingredientes:2 copos de castanha de caju1 copo de tamaras1-2 colheres de sopa de agave nectar ( ou mel orgânico )1/2 colher de chá de baunilhauma pitada de sal marinhopitada de canela ( eu coloquei mais que isso , adoro canela)pó de lucuma ( não tenho certeza mas acho que a tradução é abricó das antilhas) ( não é necessário)e mais canela.moa bem as castanhas, junte as tamaras, o agave ( ou mel) , a baunilha, o sal e a canela no processador até formar uma massa ( certo momento virou tudo uma bola só )amasse mais um pouco com as mão e faça bolinhas.prepare num prato uma mistura do pó de lucuma e a canela e vá enrolando as bolinhas nessa mistura.deixe um tempo no desidratador, só pra assimilar o pó . ou vc pode deixar elas assim no sol por um tempo.e depois guarde na geladeira.sobre dates e lumuca. dates eu postei antes as fotos , são frutas que servem como adoçante nas receitas cruas pois são ricas em açúcar.lucuma é uma raiz.se alguém souber a tradução dessas duas palavras ficarei feliz em saber.como improvisar um desidratador.aqueça seu forno na temperatura mais baixa,depois de quente, vc desliga e coloca o que quiser desidratar dentro do forno e deixa lá até o forno esfriar , quando esfriar vc liga de novo , esquentou vc desliga de novo e fica repetindo isso até o ponto de desidratação necessária.a temperatura deve ser morna , que não queime sua mão









*****************************************************************************











BATATAS CHIPS NATURAIS.












ingredientes:






-batata doce






-azeite






-tempero que você goste eu usei sal,pimenta e cebola em pó.uma dica é paprica.Descasquei a batata, e depois fui com o descascador de batata mesmo, cortando tirinhas finas, as vezes saiam umas bem pequenas mas eu usei tudo, coloquei numa vasilha e fiquei massageando com o azeite e os temperos, depois coloquei as tirinhas separadas uma da outra no tabuleiro do desidratador, deixei lá o resto da noite , acho que foram umas 16 horas.Ficaram crocates e deliciosas, uma batata doce grande encheu 4 tabuleiros.Hoje me empolguei e vou fazer chips de batata doce, cenoura e beterraba. amanhã conto o resultado,e haja paciência pra ralar... : ) vou ver se invento um sistema mais rápido...Até mais!












...












mais tarde....Então, acabei de fazer mais, olha que louco, dessa vez usei a centrífuga com aquela lamina de cortar tiras, as tiras saíram mais grossas do que as que eu tinha feito com o descascador, mas foi tão mais rápido, e olha, enchi a mesma coisa 4 tabuleiros, só que dessa vez ao invés de só uma batata eu usei, 1 batata doce, 1 beterraba e 2 cenouras! uau! só não continuei e enchi os outros 5 tabuleiros porque ainda não sei se vai ficar mesmo tão bom com as tiras mais grossas...



























Oi menina(os),

Olha a surpresa que eu tenho pra vocês, versão crua do ferrero rocher.
Essa receita eu peguei no site saúde vegana, que pegou no blog "adventures of raw goddess healthy" ela tem ótimas receitas por lá.
Nesse natal nada melhor do que poder comer um ferrero rocher natural e saudável, sem culpa.

ingredientes para o recheio "tipo" nutella:
- 1 copo de avelã crua (sem casca/ branca) ( você vai precisar de mais que isso pra depois)
- 3 colheres de sopa de cacau em pó crú
- 2 colheres de chá de extrato de baunilha
- 1 colher de chá de extrato de amêndoas.( ou duplique a dose do de baunilha, eu prefiro assim)
- 1/4 colher de chá de sal ( nada refinado , use o rosa ou marinho)
- 1 colher de sopa de agave ou mel crú ( ou outro adoçante, tipo stevia...)
- 2 colheres de manteiga de coco derretida.

coloque tudo no processador e jogue aos poucos água pra ir ficando na consistência certa ( cremosa)
ah, eu tb coloco um pouco mais do agave, é bom provar pra ver se está doce e não amargo por causa do cacau em pó.
jogue a mistura num pote e coloque no freezer pra ficar duro, tipo sorvete.

a cobertura de avelã

- 1/2 copo de manteiga de coco derretida ( manteiga e óleo de coco é a mesma coisa)
- 1/2 copo de cacau em pó
- 1 colher de sopa de xarope de boldo ( mapple syrup)
- 1 colher de sopa de agave
( ou-ao invés desses dois- coloque duas colheres do adoçante que você usou no recheio )
- 1 colher de chá de extrato de baunilha

misture tudo no liquidificador ou processador.

««««quando a mistura do recheio ficar pronta, com uma colher pequena pegue quantidade suficiente pra uma bola do tamanho do ferreiro rocher , um pouco menor pq ainda falta a cobertura , presta atenção! coloque uma avelã dentro e enrole ela. ajuda colocar um pouco de manteiga de coco nas mãos. enrole todas as bolinhas e coloque num pote e coloque de novo no freezer pra ficar durinho. deixe um tempo tipo meia hora.
Depois é só tirar de lá e ir mergulhando as bolas na cobertura. e pronto. guarde na geladeira.
eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee festa!!!!!

DIVIRTAM -SE !
tudo de bom!

ps. ficou muito melhor sem o extrato de amendoas.
e jogue na corbetura nozes trituradas pra dar aquele efeito crocante.

Se quiser fazer um bolo, ao invez de enrolar as bolinhas, coloque em uma forma de bolo redonda e depois jogue a cobertura...
Natal sem doce, não dá né gente?
sarada sim, sem doce não!

beijos e até +
Dani.

*****************************************************************************
TORTA DE MORANGO TIPO CHEESECAKE/VEGANO CRÚ.
foto feia , gosto bom!







aparelhos :
-liquidificador
-processadora ( opcional)
- moedor ( pra moer as amêndoas )
-forma de torta ( opcional )
-pote de vidro com tampa

crosta ( massa)
-1 copo de amêndoas moídas ( e mais um pouquinho )
( use um moedor de café ou o liquidificador ou processadora, que vire um po de amêndoas)
-1/4 copo de sal marinho
-1/2 copo de tâmaras macias ( se você tiver duras, eh so deixar um
pouco de tempo na água,mas da pra comprar de um tipo que sao mais
macias)

creme:

-1 colher de sopa de casca de limao ralada ( usei o ralador de queijo
mas usei bem menos do que uma colher de sopa, talvez meia colher , nao
medi, acho que fica muito forte o gosto. )
- 1/2 copo de suco do limao ( uso uns 4 limoes)
- 1 e 1/2 copo de castanha de caju
- 3 colheres de sopa de óleo de coco liquido ( óleo de coco eh duro ,
comprar o prensado a frio, entao eu coloquei no fogo pra liquidificar)
-baunilha no livro ela pede sementes de 2 grãos de baunilha ou 2
colheres de sopa de extrato sem álcool, mas eu usei 1 colher de sopa
de baunilha em po.

cobertura
- 1 e 1/2 copo de morangos
- 1/3 copo de agave ( se for usar mel use bem menos, se usar stevia
em po, coloque um pouquinho de água junto )
( a intenção e' fazer um creme liquido docinho )

prepare a crosta, junte os ingredientes ( amêndoas, sal e tâmaras )
ela diz pra amassar bem com as maos mas eu coloquei na processadora.
na forma jogue o pouquinho da amêndoas moídas pra nao grudar.
depois coloque o resto, fazendo aquelas paredinhas pra manter o
recheio dentro, faz uma camada bem fina, pressionando bem com as maos.


prepare primeiro a cobertura, assim fica mais fácil usar o liquidificador pro creme sem ter que lavar antes :)

no liquidificador jogue os morangos e o agave e deixe pulsar pra ficar
com pedaços de morango ( ai que eu errei e apertei o botao errado por
isso o meu ficou tao liquido nessa primeira vez -na foto)
guarde isso num pote de vidro com tampa ( porque descobri que se jogar a cobertura na torta toda fica feio pra guardar, fica tudo muito molhado, entao
deixo separado na geladeira e jogo por cima na hora de servir)

prepare o creme
no liquidificador todos os ingredientes do creme,menos a lecitina ,
deixa bater bem , ai joga a lecitina, isso vai fazer vira um creme bem
cremoso.
tire esse creme coloque em outro pote. ( ah, eu provei esse creme e
achei muito acido entao joguei um pouquinho de agave )


ai eh so fazer ficar bonita, coloque o creme por cima da crosta,
fica uma camada bem espessa, cubra com a cobertura e enfeite,
com morangos, amora...

essa fica tao boa que eh uma ótima pra fazer quando tiver visita!
*********************************************************************

BEIJOS E ATÉ +

DANI.














3 comentários:

  1. Dani obrigada pelas receitas vc sempre tão atenciosa e carinhosa.

    Tô muito triste pois ainda não tô conseguindo acessar o fórum e logo hoje que tinha uma notícia tão boa pra compartilhar com a galera, mas como não posso falar lá, vou contar a vc. PERDI 5% DE GORDURA em 3 meses de treinamento e vc faz parte de tudo isso, não só vc, mas toda a galera que me incentiva sempre lá no forum!

    Obrigada pelo grande exemplo e incentivo que vc nos dá Dani e por compartilhar conosco seus "segredinhos" de sucesso!

    Um enorme beijo da sua fã que virou mais uma sarada no mundo

    She-ha

    ResponderExcluir
  2. Parabéns She-ha, você é um exemplo
    de dedicação, continue treinando
    forte, sendo disciplinada que ainda
    vai ter muito mais resultados
    positivos. (Estou escrevendo por aqui
    já que voce ainda não esta conseguindo
    acessar o forum).

    Grande beijo, Marcão.

    ResponderExcluir
  3. ola,
    achei seu blog quando vi no meu medidor de visitas e percebi que postou receitas do saude vegana! que legal , obrigada por mencionar que as tirou de la.
    tudo de bom,
    Juliana andrada www.saudevegana.com

    ResponderExcluir