quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Fitness para mim não é sobre puxadas ou flexões, tem haver com trazer seu poder de volta!


       Fitness para mim não é sobre puxadas ou flexões, tem haver com trazer seu poder de volta! 


Já ouviram falar na dieta psicológica?

É uma novidade no mundo do fitness, meu marido que é atleta há 25 anos usou muito a psicologia profissional para se alimentar melhor e treinar bem.
Ganhou o quinto título mundial com ajuda profissional, fez exercícios de auto ajuda durante todo o circuito mundial, foi muito válido.
Todos nós vivemos numa balança, uma hora estamos mega motivados na outra nem tanto...normal, não se culpe.
Existem pessoas que até tentam, mas no meio da dieta alguns acontecimentos do dia a dia as tiram o foco, nao conseguem resistir a um simples pedaço de bolo...Nas mulheres a coisa complica com os benditos hormônios, tpm e pés de galinha que podem arruinar toda uma vida, imagina uma simples dieta..rsrs
A justificativa para as dietas que começam na segunda-feira e terminam na terça ou os exercícios que não surtam efeitos podem ter uma explicação psicológica.
Certas emoções não reconhecidas ou assumidas costumam se manifestar no corpo, adulterando sua forma e seu funcionamento saudável. No lugar de procurar dietas milagrosas, muitos encontram ajuda na psicologia.


É certo que muitos personais ( como eu) exercem essa função : amiga-psicologa-treinadora.
 vamo que vamo...

Na faculdade temos a matéria psicologia e foi aí que eu me aprofundei, saquei que mexendo com psicológico do aluno eu teria maiores resultados com eles.
                                                            You have NO IDEA what your capable of until you try. 
                                                             Você não tem idéia da sua capacidade até tentar!



Stand up and finish what you started"
Levanta e termina o que você começou.


Unless You  Faint or Die, Keep Going...I believe in blood, sweat and tears. 
A menos que você desmaie ou morra, continue fazendo...Eu acredito em sangue, suor e lágrimas.


                                                             
Aproveitando a deixa, vou abrir um  ( parênteses  e explicar algumas decisões profissionais que tomei nesse último ano...
Fui formada por um dos melhores profissionais que conheci, o Manuel Simões e ele me ensinou a lidar com profissionalismo usando a psicologia.
Como personal preciso ter uma certa coerência entre a amizade e o profissionalismo, se essa barreira ultrapassar os limites é hora de rever os conceitos e se for o caso até a continuidade dos treinos, como já aconteceu algumas vezes.
Existe um limiar muito tênue entre o aluno e a amizade intimista.
Na minha opinião para um personal isso não pode ser confundido de jeito nenhum, é preciso ter em mente que uma amiga/aluna não é o mesmo que amiga de infância.
A amizade existe lógico, porém a palavra profissional está entre ela.

Na amizade entre aluno/professor existe dinheiro, horário, normas...coisa que com uma amiga de infância por exemplo não existe.
Pode-se até se permitir a passividade, permissividade...Mas no campo profissional de jeito nenhum.

Claro, não é regra...cada personal age da forma que quiser...eu sou assim.
fechando parênteses)

continuando...



Pensamos que, para nos fazer notar e gostar, precisamos agradar, nos submeter às necessidades do outro. E assim, vamos desenvolvendo relações ruins. E como toda relação de submissão, em geral, surge o abuso, o aproveitamento da nossa boa vontade, da nossa disponibilidade. Entenderam como esse limiar é delicado?

O mesmo acontece com o nosso corpo...Para respeitar um jantar oferecido pela sogra, comemos...
Para respeitar a festinha que fomos convidados, comemos...
Isso é submissão.
Faça uma pergunta básica antes:
EU QUERO ISSO PARA MIM?
se a resposta for positiva, vá em frente...você escolheu.
Mas se for negativa, não estará sendo mal educada, estará respeitando a si mesma...
Mas e os outros?
Precisam respeitar você.

Os psicólogos  acreditam que a transformação do corpo deve acontecer de dentro para fora. “Normalmente os tratamentos acontecem voltados para a medicina, nutrição e exercícios físicos. Sempre existe muita ansiedade nesses casos, mas que raramente as pessoas associam aos tratamentos de emagrecimento”, disse. Para ajudar nesse processo, ela desenvolveu o Programa EmagreSer Integral, tratamento que ajuda as pessoas a lidarem com as emoções e sensações que não foram decodificadas.

O primeiro foco do tratamento é cuidar dessas emoções, identificar e “levá-las para o seu devido lugar”. Temos que dar nome aos sentimentos: raiva, saudade, amor, ódio… A gente apropria as emoções para que elas não influenciem na hora da comida, detalhou acrescentando que a psicologia tem importante papel para construir essa responsabilidade nas pessoas.
Esse tipo de treino psicológico trás de volta o direito de comer com prazer e faz com que as pessoas entendam a necessidade da boa alimentação”.
No meu caso eu apresento o mundo das receitas fit, onde é possível comer gostoso sem gordura e sem açúcar.
Se eu já faço isso no meu blog, imagina pessoalmente com um aluno.
Minha amizade com o aluno entra aí, para eu conhece-lo melhor e saber aonde ajuda-lo com o psicológico.
O que eu vejo muito é que a maioria das pessoas são muito dependentes emocionalmente da opinião dos outros. Eu fico louca com isso...Se alguém está fazendo dieta e emagrece muito, vem sempre um chato dizer: nossa, como você está magra! está doente?
A vá...
Ontem mesmo encontrei uma "amiga" e ela disse, nossa Dani como você magra!
E eu estou em OFF, pesando acima do que eu gosto, retida...eu hein!

Vai zumbizar outra minha filha...
O mesmo acontece se você ainda está acima do peso, vem um chato é fala: nossa, você engordou...Isso gera mais ansiedade, tristeza...
O problema é que não podemos mandar essa gente à merda, somos educados demais para isso, mas podemos olhar profudamente e simplesmente PENSAR! ninguém lê pensamentos graças a Deus.
Essa minha amiga não leu, senao....

A mente manda em tudo.
organize a sua.
beijos e até +
Dani.

29 comentários:

  1. Adorei o post!! Realmente é exatamente isso o que se observa na prática... A mente manda, o corpo obedece. Primeiro é necessário "convencer" a mente, estando ciente do que efetivamente queremos, do que é melhor para o corpo. E ratificando o que você disse...
    "O problema é que não podemos mandar essa gente à merda", então o jeito é só pensar e seguir com nossos objetivos.
    BJoss.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post!! Realmente é exatamente isso o que se observa na prática... A mente manda, o corpo obedece. Primeiro é necessário "convencer" a mente, estando ciente do que efetivamente queremos, do que é melhor para o corpo. E ratificando o que você disse...
    "O problema é que não podemos mandar essa gente à merda", então o jeito é só pensar e seguir com nossos objetivos.
    BJoss.

    ResponderExcluir
  3. Ai Daninha!!! Eu amei seu texto. Eu acredito MUITO no poder da mente!! De verdade!!!
    As suas crenças, o seu foco, a sua mentalização são responsáveis por tudo o que acontece com vc. Eu tenho plena convicção disso.
    Organizar a mente é fundamental!
    Eu amei, como sempre!!
    Muitos beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Então sou mau educada pq eu mando a merda mesmo!

    Ai Dani. Seus posts... vc não imagina o quanto vc ajuda. Me ajuda.

    Esses problemas de influências alheias não tenho sabe. Graças a Deus sou uma pessoa de opinião.
    O problema é comigo msm.
    O desanimo bate quando não vejo resultados. Acho q é até normal pq com tds q converso passam por essa fase. Q não é só uma vez.
    Eu msm já tive esse desânimo várias vezes.

    Mas dai vem vc com seus posts p erguer e motivar.
    Ah quem dera eu pudesse ser sua aluna rs!
    Pq hj o q acontece nas academias é gente q vai por ir e professor q não é treinador. Nossa como é difícil achar um coach!

    Ainda bem q vc inventou de ter um blog. Se não... o q seria de nós rs.

    Bjs querida!

    ResponderExcluir
  5. E nessa vc deu uma ajuda no nosso psicológico tbm ;) adorei Dani!!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post , Dani! Realmente você tem toda razão... como já dizia Arnold "a sua mente falha primeiro que seu corpo".

    Infelizmente, a rotina, a família, relacionamentos, profissão, dinheiro.. tudo isso nos estressa, nos preocupa e atrapalha nossos treinos e dieta. Mas a vida é assim, e acho, que com o tempo, vamos aprendendo a administrar melhor isso e parar de descontar na boa forma hahahaha


    amei o post!

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Dani amei mtoooooo esse post teu.
    Sou Psicologa e trabalho com a Psicologia do Esporte desde de 2009 e me incomoda mto o descaso de dados mais significativos dessa area no contexto das academias e com os esportes de força.
    Ontem mesmo na minha aula na universidade onde dou aula passei um video do Guilherme (aquele dele falando qnd ganhou aquele prova no chile) e o teu do treino de gluteo, na tentativa de mostrar para meus alunos que existem outras modalidades tão carentes de uma intervenção mais pontual.
    Fico mto feliz em saber que vc se interessa por essa area.
    Se precisar de alguma coisa estou a disposição.

    ResponderExcluir
  8. Dani
    Sou Psicologa e trabalho com a Psicologia do Esporte desde de 2009.
    Concordo com q vc postou e acredito que mto mais do mudar fisicamente he impressidivel mudar mentalmente, padrões culturais e ate familiares (pq tem familias que sabotam o individuo quando ele tenta mudar)
    Na psicologia clinica aprendemos que quando um cliente ultrapassa o limite eh uma tentativa inconsciente de auto sabotagem (ou seja, sem perceber ele não está lidando bem com o precesso de mudança e ai ao inves de simplesmente desistir tenta reverter de fazendo um aliado dele e assim forçando a "barra" para não "ouvir" o que não quer).

    Fico mto feliz por saber que vc tem interesse nessa area, ontem mesmo tava dand ula de Piscologia do Esporte na Universidade e passei um video teu (o do treino do gluteo)e outro do Guilherme (o do campeonato no chile) para os meus alunos como exemplo de modalidades esportivas e de dedicação ao esporte.

    Dani estou a disposição se precisar de alguma coisa rsrsrs
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Dani, vc é divina, tem uma energia maravilhosa, pois mesmo que através de internet, vc consegue fazer com que sua energia nos contagie...preciso lhe agradecer, pois a cada dia que passa estou muito melhor, evoluindo de verdade, físico e psicológico, os dois estão mais fortes e quem me ajuda é vc, um beijo para vc minha guru!!!

    ResponderExcluir
  10. Dani...
    Que DEMAISSSSS esse post..
    Me fez refletir sobre um montão de coisas...
    Vou reler ainda algumas vezes, pois tem coisas que vão ser digeridas aos poucos..rsrs...
    É a nova fase da "Dany-que-deixou-de-ser-tonta-e-vai-pensar-em-si-mesma-antes-de-qualquer-coisa!"
    Te admiro demais!!
    Bjo minha prima linda!

    ResponderExcluir
  11. Mais uma vez um post incrível Dani!!

    Bjss

    ResponderExcluir
  12. É isso aí Dani!!!!!!!!!!Adorei o post! Te admiro muito e vc é minha inspiração! Bjo Gata!

    ResponderExcluir
  13. Amei o post!
    Principalmente a parte de mandar todo mundo à merda em pensamento..isso fortalece!!
    kkkkkk
    beijos
    Milena

    ResponderExcluir
  14. Nossa era o que eu estava precisando.. minha mente está um caos, faculdade, trabalho, estágios, treinos, dieta, casa nova, vida nova, tcc, enfim.. muito stress, isso acabou me deixando doente e perdi o foco na dieta, todo o dia jaco algo.. Preciso me reorganizar!!!!! Obrigada Dani, mesmo sem saber vc nos ajuda muito! Grande beijo!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Dani eu sei q vc deve ouvir ler isso um trilhao de vezes, mais so gostaria de abrir meu coracao pra vc e dizer q vc eh mto mto mais q inspiradora. e meu sonho era grudar em vc pelo menos 6 meses, ser sua sombra!!!

    ResponderExcluir
  16. Post maravilhoso!!! E eu estava mesmo precisando "ouvir" isso. Obrigada, Dani Tamega, por tudo que tem feito na vida de muita gente =)

    um abraço carinhoso!

    ResponderExcluir
  17. Minhas meninas...
    muitooo obrigadaaa fiquei suer feliz que gostaram!!!!
    Flavia neves...que bom saber que uma profissional gostou do meu post...fiquei ainda mais segura.
    beijosssssssss

    ResponderExcluir
  18. Dani, vc é incrível!! Venho acompanhando seu blog há algum tempo e posso dizer que me inspira diariamente! Obrigada!

    Queria saber se vc tem alguma indicação de Personal aqui em Brasilia! Estou treinando há um ano, com acompanhamento de nutricionista... Consegui reduzir meu percentual de 27% para 16%, com 60kg! Mas sinto que dei uma estagnada! To meio perdida! Se pudesse indicar alguém...
    Muito obrigada!

    Beijos

    Karol

    ResponderExcluir
  19. Olá dani, gostaria de saber se é recomendavel mulher fazer saturacao com creatina?

    ResponderExcluir
  20. Dani: Me de um minuto da tua atencao: Desde maio eu to treinando com personal trainer 3x por semana porem infelismente durante esse tempo nunca foi mudado o treino e ainda to naquele de 3x 15 de cada exercicio, isso ta me desanimando, moro na inglaterra ja mostrei o teu blog pra ele e ele finge q nao entendeu, porem paguei 1500 libras por essa situacao, eu gostaria q vc me orientasse o q eu poderia fazer pra ter melhores resultados sendo eu tenho mta dificuldade de montar treinos de executar os exercicios certos. meu email eh dnl.nogueira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Dani,adorei o post!!
    Vc como sempre motivando a todos...
    Todas as vezes que peio sue blog fido mais inspirada :)

    Beijao

    ResponderExcluir
  22. Oi Dani...
    Adorei o post, vc como sempre motivando!

    Realmente manter-se em uma dieta não êh somente uma escolha e sim uma mudança de estilo de vida

    ResponderExcluir
  23. Olá Dani!! Adorei seu blog...
    estou precisando de ajuda, comecei academia esses dias, tenho 21 anos, 1.68 altura e 55kg. Na minha avaliação apontou 36% de gordura corporal, que é muito.. minha meta é definir os músculos, e gostaria de saber se posso tomar whey isolado, ou tenho que esperar diminuir essa gordura corporal? Você sugere algum suplemento ou dieta ? Obrigada :)

    ResponderExcluir
  24. Olá, Dani.
    Recebi mensagem de uma pessoa que me conheceu através do seu blogger. Por isso estou aqui... vim conhecê-la e fiquei feliz em saber da importância que você atribui à Psicologia. Também fiquei curiosa em saber como você conheceu o meu Programa... o EmagreSer Integral.
    Abraços carinhosos

    ResponderExcluir
  25. OI Laura Cavalcante,
    quanta honra tê-la aqui comentando...
    Saiba que sou fã do teu programa emagreSER Integral...muito legal mesmo.
    Eu conheci através de uma fã que me mandou uma reportagem, pois eu havia comentando que corpo e mente andam juntos...
    amei...e resolvi colocar parte da entrevista.
    seira legal fazer uma entrevista com vc para o blog...
    beijosss

    ResponderExcluir
  26. o whey que vc toma e isolado ?

    ResponderExcluir
  27. Ola Dani,

    td bom? Olha sei q estou postando no lugar errado rsrsrs. Mas nao vi outra forma de entrar em contato contigo. O que acontece, li sua matéria no Alma Surf sobre o CORE360, fiquei mto interessado, mas moro no rio de janeiro não conheço nenhum personal aqui no rio de janeiro certificado no CORE360. Se vc conhecer algum poderia me indicar, fornecendo seus contatos??? Meu email é felipe.felgueiras@yahoo.com.br

    Ah e claro parabens pelo trabalho !!!!

    Vlw !!!!! Boas ondas !!!!

    ResponderExcluir
  28. Olá! Conheci o seu blog hoje, amei! Era o que eu estava procurando. Se possível gostaria que vc sanasse uma dúvida: posso fazer a mesma dieta que vc? Copiei um exemplo da sua dieta do seu blog. Tenho 35 anos e peso 65 kg, quero emagrecer, mas sem perder massa magra, visto que tenho muita flacidez.

    ResponderExcluir
  29. Olá Dani :)

    Ah, quem me dera que toda a gente soubesse como "levantar" alguém (e assim, ajudar na perda de peso).

    Infelizmente, tenho-me deparado com profissionais de fitness que fazem precisamente o contrário e com familiares que acham que o que motiva é mandar bocas sobre o meu peso. Tudo isto, deixa-me efetivamente mais stressada e desmotivada.

    Apesar das adversidades, vou lutar para conquistar os meus objetivos. Afinal de contas, o que não nos mata, torna-nos mais fortes.

    Beijinhos de Portugal,
    Pintainha (Sara)

    ResponderExcluir