quarta-feira, 28 de agosto de 2013

#5semjacarpohan....IIFYM.....Perda de gordura rápida demais causa danos....


Oi Bacanuda(os),
Minha seguidora Milena Sá sugeriu o nome para nossa TAG e eu acrescentei o 5.
   #5semjacarpohan ( 5 semanas sem jacar) é a tag escolhida para o nosso desafio no instagram...Serão 5 semanas sem o famoso dia do lixo e sem jacar de jeito nenhum, uma responsabilidade com nós mesmas...
 Eu estou vendo uma mobilização das pessoas na versão americana tag #5wnc   ( 5 weeks no cheating) todo mundo animado, incentivando e eu pensei...pôxa e as minhas Brasileiras?
Então alguém precisa colocar fogo na fogueira que seja eueueueueueueue
REGRAS:
1- INICIO SEXTA-FEIRA DIA 30 DE AGOSTO DE 2013 SERÁ SUA DESPEDIDA DE JACA, você poderá ter uma refeição de Jaca, coma mesmo e coma chorando porque pelas próximas 5 semanas você não verá dia do lixo, Jaca, off pela frente....coloque sua Jaca na TAG e se despeça dela...
2- Todos os dias eu vou postar pela TAG #5sem jacarpohan dicas quentes e a minha refeição iifym...Usem a tag para não saír do objetivo.
Aos poucos pelo instagram vamos conversando mais a respeito....
Mas agora como prometido vou falar sobre...............

   
20130803-190716.jpg
Oi menina(os),
     Hoje o post será longo....senta que lá vem a história....rsrs
   IIFYM = if it fit your macros vem revolucionando  os atletas daqui dos EUA, aonde vou só se ouve falar nisso, na academia, nas festas nos campeonatos...Numa dessas conheci a Michelle Yeager uma atleta que se RE-apaixonou pelo mundo do fitness depois que incorporou o iifym....
Eu considero todos nós muita sorte que as melhores mentes da indústria fornecer essa informação para nós de graça. Sua busca altruísta para ajudar as pessoas a criar suas melhores vidas não deve ir unthanked 
 Comer pequenas refeições limpas 6-7 vezes ao dia (ou o que eu agora tb chamo de dieta "exclusiva") tem sido alegremente substituído por uma abordagem macro flexível, onde eu encaixo alimentos eu gosto na minha dieta alguns dias na semana com foco em bater o meu objetivos,
Tudo dentro dos macros, fibras e micronutrientes (dieta "inclusiva").

Abaixo o relato da atleta que mudou a vida introduzindo iifym


Ela basicamente relata a experiência ( peguei essa atleta, como poderia ter pego várias outras, mas ficaria muito grande o post)
Ela não está querendo dizer que é perfeito para todo mundo, mas para competidores e pessoas que vivem em dietas restritas sim.
Desenvolvendo ao longo dos anos um nada saudável relacionamento com a comida, se sentindo mal por comer algo "junk" 
"E isso eu já falei num papo no facebook algumas semanas atrás" 

O grande problema das dietas muito restritivas é o fato de mais cedo ou mais tarde, sendo atleta ou não ( atleta de todos os esportes) um dia cansa.
E com a desculpa ( mais psicicológica) de estarmos em off.
Comemos de tudo sem regras...Vocês não imaginam o quanto mal isso faz...
No relato, ela diz que a foto da esquerda foi na época em que estava em um time enorme e popular daqui dos EUA ( imagino qual seja) Fazendo um monte de cardio, provavelmente em jejum e voltando a academia a noite para mais cardio e dieta super low em calorias...
Daí ela diz como se sentia...
Treinando 1-2hs de cardio todos os dias, comendo muito pouco, mentalmente cansada, e pesava 160lbs ( 73 kilos)
E agora....a foto da direita...
Extremamente feliz, em dois meses com a dieta "reversa" depois do show em Julho, 20 min de intenso cardio hiit ( eu sempre, sempre passo para as minhas alunas) 5 intensos treinos de musculação não mais que 1h por dia, 130lbs ( 59kilos) 
Mais magra nesse off season do que quando subia no palco.





Ok...

Mas vou explicar melhor sobre...

IIFYM na REAL sao os macronutrientes que se encaixam nas suas calorias, independentemente das escolhas alimentares. Agora, claro que a qualidade da alimentação  é importante para a saúde a longo prazo, e os atletas pensam nisso sempre, por esta razão não vai achando que chegou a solução para comer lixo todos os dias e é o milagre da dieta que você vai virar o Nhonho... 
O que eu vejo muito :

Essas montanhas de macro e micro...Tudo contado para se encaixar no plano diário...


Mas parece um tudão proteico...


Esses potinhos de vidro quando feitos de uma dia para o outro...hummmm muito bom.


"Pizza" doce




DICAS:

-Tentar obter a maioria de seus macros provenientes dos alimentos integrais. Eles são ricos em micronutrientes necessários para manter a saúde geral.

- Formular suas refeições de acordo com sua preferência individual, tolerância e objetivos. Por exemplo, alguns podem preferir 6 refeições por dia, enquanto outros preferem 3 - ambos são válidos, desde que as necessidades individuais sejam atendidas.

-Ao contrário da crença tradicional, comer refeições menores, mais freqüentes não tem uma vantagem metabólica inerente sobre a mesma dieta consumida com maiores e menos frequentes.

-Não há nenhuma macro universal de calorias que você deva comer pré e / ou pós-treino. Total diário de micronutrientes, macronutrientes, e ingestão de calorias relevantes para o seu objetivo (s) é muito mais importante do que o tempo ou distribuição específica durante o dia.

- Nas minhas sugestões alimentares eu sempre sugiro um determinado eficiente pós treino, o pré treino pode ser qualquer uma das refeições do plano alimentar, assim fica mais fácil de não se prender a 1 
única refeiçao.

PARTE DE COMO EU FAÇO MEU IIFYM E DAS MINHAS ALUNAS QUERIDAS....

1. Peço para que pesem  em gramas, alimentos não cozidos)
2. Eu já faço as contas para as alunas, mas seguir o que se comer em números eu acho divertido, apensar de não se rnecessário quando você come exatamente o que está prescrito na dieta, mas Abrir  uma conta gratuita em um destes recursos on-line:
www.myfitnesspal.com

3. Você precisará de um profissional para saber seus macros.
4. Pese tudo que você come durante os primeiros 3 meses. 
5. Acesse cada alimento que você comer com o seu site escolhido acima.
6. Coisas para lembrar
-Escolha alimentos que sejam ricos em micronutrientes (vitaminas e minerais) entra aqui a ajuda de um profissional competente da ÁREA.
 Uma vez que os micro nutrientes são cumpridos, você poderá escolher a sua comida preferida, enquanto permanecer dentro de sua escala pessoal de macro nutrientes. (Uma vez que os micros forem atendidos, se preocupar menos com o alimento em si , e muito mais sobre os macros que  se encontra nele)
- Eu coloco em alguns planos 1 refeição iifym, mas ainda em passos de bebê...Sem seguir muito a risca, até mesmo comigo...
Tudo, tudo se inicia aos poucos...T.U.D.O
Aos poucos cou explicando como funciona...
Sem pressa...Se você emagrece muito rápido, saiba que: ESTÁ PERDENDO QUALIDADE.
Desculpa, mas quem tem pressa come cru e sofre as consequências depois...vou falar sobre isso abaixo.
-Tome um multi vitamínico  para segurar seus micro nutrientes.







O meu maior dilema como personal trainer é tentar convencer minhas alunas de que a perda de peso rápida  não vale a pena...
Às vezes pode resultar em ganho de peso rápido e em todos os lugares errados.
A Maioria chega a mim e pergunta: Em quanto tempo eu perco essa capa de gordura, algumas semanas? Parece que, quando dá o START no cérebro de : vou ser + 1 sarada, as pessoas querem para ontem e se empolgam com dietas baixas demais de calorias, sem graça, a base de claras...Passam fome e ficam na maioria do tempo irritadas...legal...que vida.
Mas infelismente nenhum ser humano consegue se manter nesse tipo de dieta para sempre e quando volta a comer, engorda em lugares errados.
Andrea N. Giancoli, nutricionista e porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética americana, explica que peso redistribuído não é incomum após perda de peso drástica (e ganho de peso).
“O que acontece muitas vezes com extrema perda de peso de forma rápida é que você perde tecido muscular”, diz ela. “Infelizmente, quando nós ganhamos o peso de volta, ele volta na forma de gordura”.
Você confere a matéria completa no site muito respeitado do meio dos professores de Ed. Física
Seu corpo não gosta quando você perde peso tão rápido.
Melhor suplemento para emagrecer?
PACIÊNCIA, BACANUDA....
A resposta rápida é que o seu organismo só pode metabolizar uma certa quantidade de gordura em um dia, não adianta querer ultrapassar esse limite da natureza, e se você está perdendo mais peso do que esse limite, não fique felizinha...desconfie...algo está errado.
 Saiba que pode estar perdendo o precioso músculo, e isso irá dificultar  a sua perda de gordura mais para frente, já que, quanto mais músculos maior é a queima...Fora problemas sérios como a disfunção da Tireóide etc...


Sem tempo para se adaptar às mudanças de peso ,o corpo responde de maneira negativa, surgindo:
  • Alterações no coração - além de leves modificações nos batimentos cardíacos, você pode desenvolver taquiarritmia atípica, um problema no coração que não responde à remédios. A única solução é implantar um marcapasso temporário.
  • Alterações Hepáticas - o aumento do metabolismo da gordura pode causar complicações no fígado.
  • Alterações na Libido - a diminuição na produção de hormônios sexuais altera o interesse sexual.
  • Anemia - dietas não equilibradas geram carência de vitamina B (contida nos cereais) e ferro (contido nas carnes vermelhas e verduras escuras). O resultado pode ser um comprometimento cerebral, que leva a dificuldade para andar.
  • Baixa imunidade - O sistema imunológico dos obesos é muito menos eficiente do que dos magros. Mas com o emagrecimento rápido o problema pode piorar ainda mais, crescendo as chances de gripe, infecções, viroses, verminoses e reações alérgicas.
  • Cálculos na vesícula - a quantidade de ácido úrico na circulação sanguínea aumenta, favorecendo a formação de cálculos- as famosas pedras nos rins, que provocam cólicas fortes.
  • Distúrbio Hidroeletrolítico - a pessoa urina muito, perdendo água e sais minerais. Consequentemente, fica sugeita a cãimbras, mal estar, fraqueza e perda da sensibilidade nas mãos.
  • Embolia - as pessoas com excesso de peso normalmente apresentam tendência à embolia (formação de coágulos que impedem a passagem do sangue nas veias), por causa dos níveis elevados de triglicérides e de colesterol. Durante um emagrecimento rápido, esses coágulos podem aumentar, elevando o risco da doença.
  • Flacidez - a pele não acompanha a redução de peso rápida e fica flácida. Além disso, a falta de nutrientes deixa as fibras de colágeno e elastina desnutridas, impedindo a firmeza da pele.
  • Intolerância ao frio - causada pela diminuição do tecido gorduroso e redução da produção de adrenalina e hormônios tireoideanos, que regulam a temperatura corporal.
  • Metabolismo lento - Quanto mais restrito for o consumo de calorias, mais o organismo vai se proteger. Resultado: queima menos calorias.
  • Osteoporose intensa - nas mulheres em fase de menopausa, que tem osteoporose, a doença se agrava, exigindo controle constante, reposição hormonal e a prática de exercícios.
  • Prisão de ventre - existe maior chance de ter intestino preso nas dietas à base de líquido e pobre em fibras.
  • Queda de cabelos e unhas fracas - o que desencadeia esses problemas é uma dieta pobre em vitaminas, zinco e proteínas.
Sua cabeça também sofre danos, não dá para separar corpo e mente andam juntos. Veja os principais prejuízos psicológicos que a perda de peso rápida pode trazer:
  • Auto-imagem de gordo - você ainda se acha gorda, mesmo exibindo uma silhueta mais magra. Nesse conflito, o cérebro faz de tudo para ficar com o corpo de acordo com a imagem mental criada, favorecendo a recuperação de todo o peso perdido.
  • Expectativas frustradas - você pode pensar que todos os seus problemas vão acabar quando conseguir chegar no peso ideal. Mas,emagrecendo muito depressa, não dá tempo para as mudanças internas acontecerem. Resultado: você emagrece, mas se frustra porque as dificuldades continuam. Daí para voltar a comer exageradamente é um pulo. Existe também, de forma inconsciente, a vontade de voltar ao corpo gordinho que, apesar de não ser socialmente bem aceito, é um velho conhecido, que representa segurança.
  • Compulsão alimentar - geralmente se emagrece muito em pouco tempo com dietas rígidas. A privação exagerada depois disso tudo pode levar você à compulsão alimentar e ganho muito mais rápido de peso.
Entenda o círculo vicioso que faz voce entrar num emagrece-engorda sem fim:
  1. Ao perder peso muito rápido (quer dizer que voce está se privando de muitos alimentos), seu corpo reage como se estivesse numa guerra, passando fome. 
  2. Para reverter a ''situação de perigo'', as células de gordura estimulam seu cérebro a não ficar satisfeito. 
  3. Você volta à antiga alimentação e seu corpo absorve tudo para formar novamente a mesma quantidade de gordura de antes. 
  4. Recuperando o antigo peso, as células de gordura ficam satisfeitas e param de estimular seu cérebro. 
  5. O ganho de peso continua porque as células de gordura demoram para avisar o cérebro de que seu corpo já voltou ao peso anterior. E quando esta mensagem chega você já ganhou de 2 a 5 quilos além do que pesava antes da dieta rígida. 
  6. Inconformada por estar mais gorda do que antes, você se sente mal, sua auto-estima baixa e acontece a procura por outra dieta rápida... e começa do número 1. novamente

texto muito explicativo retirado do site pense magro


beijos e até +
bacanudas...

próximo post surpresa com muita motivação!!!!

Dani ;) 










15 comentários:

  1. Bom dia Dani!!
    Só pra tirar a dúvida.... As 5 semanas sem jacar, serão 5 semanas sem jacar independente da dieta a ser seguida?
    Terminei de montar ontem uma nova dieta baseada lááááá no tubinho, iria começar na segunda (pq domingo comemoro 6 anos de namoro e iria deixar o "lixo" para esse dia), mas já que é pra começar no sábado, vou dar um jeito de antecipar a comemoração kkkkk
    Mas enfimmm, sem "regras" de dieta para as 5 semanas? Posso manter e fazer aquela do tubinho mesmo?

    Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Ai Jesus, tenho que comer muito feijão (ou não!) pra entender tanta coisa nova e por em prática na vida dessa mamusca aqui que está decidida a mudar de vida! É macro, micronutriente e agora esse tal de firinfinfim (IIFYM) que parece ser a salvação da lavoura! hehe Mas vamo que vamoooo! Uma coisa eu entendi e não tem como negar, 5 semanas sem jacar pohan!!! kkkk Tamu junto e misturado, Dani. bjocas!

    ResponderExcluir
  3. Very glad!!!
    É uma alegria poder participar dessa movimentação por uma saúde melhor!! Bacanudas força na peruca e #acreditabonita!!

    Nós somos capazes de resistir #5semjacarpohan e ainda manter esse way of life! Mommys é a prova disso!

    Beijooooos

    ResponderExcluir
  4. Danii e o que fazer para reverter os danos que a perda de peso rapido causou? Rebeccadevecchi

    ResponderExcluir
  5. Oi Dani, parabéns pelo texto! É tudo ainda muito novo, confunde nossa cabeça!!! Será que no próximo post vc pode dar um exemplo de um dia inteiro de dieta incluindo uma refeição iifym pra ficar mais claro? Te admiro muito! Bjo, amo seu blog!
    Verônica

    ResponderExcluir
  6. RESPOSTAS:
    Heloísa disse...
    Bom dia Dani!!
    Só pra tirar a dúvida.... As 5 semanas sem jacar, serão 5 semanas sem jacar independente da dieta a ser seguida?
    Terminei de montar ontem uma nova dieta baseada lááááá no tubinho, iria começar na segunda (pq domingo comemoro 6 anos de namoro e iria deixar o "lixo" para esse dia), mas já que é pra começar no sábado, vou dar um jeito de antecipar a comemoração kkkkk
    Mas enfimmm, sem "regras" de dieta para as 5 semanas? Posso manter e fazer aquela do tubinho mesmo?

    SIM HELO...PODE SIM...
    SEM JACAR!!!

    Beijosss

    28 de agosto de 2013 07:05
    Juliane Martins disse...
    Ai Jesus, tenho que comer muito feijão (ou não!) pra entender tanta coisa nova e por em prática na vida dessa mamusca aqui que está decidida a mudar de vida! É macro, micronutriente e agora esse tal de firinfinfim (IIFYM) que parece ser a salvação da lavoura! hehe Mas vamo que vamoooo! Uma coisa eu entendi e não tem como negar, 5 semanas sem jacar pohan!!! kkkk Tamu junto e misturado, Dani. bjocas!

    KKKKKKKKKKKKKK EU RI MUITOOO COM O SEU COMENTÁRIO...É ISSO MESMO...MUITA INFORMAÇAO CONFUSA.....FIRINFINFIN MUITO BOMMM

    28 de agosto de 2013 08:21
    Unknown disse...
    Very glad!!!
    É uma alegria poder participar dessa movimentação por uma saúde melhor!! Bacanudas força na peruca e #acreditabonita!!

    ISSO AI..

    Nós somos capazes de resistir #5semjacarpohan e ainda manter esse way of life! Mommys é a prova disso!

    Beijooooos

    ISSO MESMO...SEM JACAR...

    28 de agosto de 2013 13:34
    Anônimo disse...
    Danii e o que fazer para reverter os danos que a perda de peso rapido causou? Rebeccadevecchi

    REBECCA...DIFICIL, MAS NADA IMPOSSÍVEL...
    ALIÁS, ACHO QUE NADA É IMPOSSÍVEL NESSE MEIO..É UM PROCESSO MAIS DEMORADO, É PRECISO PASSAR POR ALGUMAS FASES...UM NUTRICIONISTA MUITO BOM DE RENOME, MESMO QUE SEJA CARO..VALE A PENA...DOIS TREINOS DE CROSSFIT POR SEMANA , HIIT E MUSCULAÇÃO PARA GANHO DE FORÇA...
    UM PERSONAL POR PERTO SERIA A MELHOR INDICAÇÃO.



    28 de agosto de 2013 15:30
    Anônimo disse...
    Oi Dani, parabéns pelo texto! É tudo ainda muito novo, confunde nossa cabeça!!! Será que no próximo post vc pode dar um exemplo de um dia inteiro de dieta incluindo uma refeição iifym pra ficar mais claro? Te admiro muito! Bjo, amo seu blog!
    Verônica

    VERONICA, É CONFUSO MAS AOS POUCOS VOU EXPLICANDO MELHOR...ESTOU EM CONTATO DIRETO COM NUTRICIONISTA DAQUI DOS EUA , O HOMEM É FERA E VAI ME PASSANDO TUDO...

    28 de agosto de 2013 17:50

    ResponderExcluir
  7. Danii o post esta incrivel , me esclareu mt , obrigada pela resposta momys lindaa beijo
    Rebecca devecchi

    ResponderExcluir
  8. Dani, ainda não consegui acesso á pagina do facebook (Fabíola balestra), já no meu e-mail uso meu outro sobrenome "brandão". Ah, teste hj as receitas do muffin d claras e o mousse fit, estão aprovados mesmo, obrigada!!.

    ResponderExcluir
  9. Oi Dani, não sei se vc ler tudo que postam para vc, ou se vc ler antes de liberar os comentários, caso seja assim então que guarde com vc esse desabafo. Deixei um recadinho no começo do desafio falando que estaria junto nesse desafio, porém infelizmente não vai rolar, comecei certinho no dia que vc deu a largada para o desafio, mas no domingo sai fora da dieta e infelizmente Dani não conseguirei fazer o desafio, tive problemas com meu esposo em relação a isso, ele compra os melhores suplementos para nós 2, qto a isso ele é bem direto se vai suplementar tem q ser dos melhores e leva isso como uma filosofia,
    porém em relação a esse desafio ele me viu fazendo marmitinhas e disse "vc não vai começar com essa loucura que esse bando de louca faz né??!!!, amor vc não é bodybuilding, vc já passou dos 30 e já te ve filho, não somos da classe social A, na qual se levar marmitinhas nas festinhas não será apedrejada, acorda amor não tem como vc seguir a risca uma alimentação assim, pq se nos convidam para irmos a um almoço, churrasco seja la o que for, vc concorda q é mta falta de consideração e de educação
    levar 'sua comida' para a casa de quem te convidou justamente para isso para comer e chega lá vc tira marmitinha da bolsa..ah fala sério amor isso é ridículo demais mta falta de consideração com quem te convidou, dar a entender q vc esta com nojo de comer o q a pessoa te ofereceu, é querer ser apedrejada,
    se for pra ser assim vc não vai sair comigo não, pq não quero passar essa vergonha e nem ofender quem nos convidou para um almoço."
    Enfim Dani foi um sermão daquele e então sai de casa sem a marmita da dieta e comi o q tinha no almoço, tudo em pequenas porções, mas comi, por fim só piorei a situação por estar mto mal por ter
    sido "obrigada" a jacar a dieta, acabei comendo chocolate (amargo) mas comi e bastante :-( comi querendo chorar pq eu quero mto ser mais 1 Sarada, mas pelo visto por causa do social serei apenas mais uma 1/2 sarada :-( poxa tantas mulheres que já tiveram filhos e já passaram dos 30 e estão e são maravilhosas saradas pq eu não posso correr em busca disso tb...desculpe o desabafo. Eu quero tanto fazer as pazes com meu corpo e assim me sentir completa...mas enfim :-(.....
    Beijos fica com Deus
    Eli

    ResponderExcluir
  10. Dani ainda da tempo de entrar no desafio? Bjs, Carol

    ResponderExcluir
  11. RECADO PARA ELI...

    ELI,
    conforme vc me pediu eu nao pibliquei seu comentário...Mas preciso conversar com vc...
    ...É o seguinte.
    Eu tb nao sou da classe A...ja viu personal trainer rico?
    eu nunca vi...todos os meus amigos trabalham horas e horas para comprar suas casinhas e carros...
    Eu acho que querer alcançar um corpo dos sonhos independe de classe social.
    Eu conheço atletas que sao pobres...pobres mesmo, moram em favela...lembra daquele lixeiro do Rio que ficou famoso?
    entao...
    suplementos caros nao fazem a diferença...eles apenas suplementam como o nome ja diz...fazer a dieta é que é caro...
    Eu acho que a pessoa que vc comenta ( da sua familia) esta com ciumes e inseguro...
    porque isso aconteceu aqui em casa comigo, quando comecei a me empenhar de verdade e a levar marmitas para todos os lugares, meu marido ficou louco...kkkkk
    Para nao haver briga eu parei...comia antes, dava meu jeito.
    depois ele se acostumou...
    Outra coisa...
    vc pode fazer tudo que tem vontade sem a pessoa notar, vcs nao ficam 24hs juntos...
    só nao estressa por isso...eu ja passei dos 30 ha muitos anos...kkkkkk e nao vou deixar de me sentir sarada por isso de jeito nenhum....
    entao...
    vamo que vamoooo
    vai levando...vai levando....

    ResponderExcluir
  12. Dani, adorei seu post... quero saber mais sobre esta nova visão... Bjos

    Ingrid

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. Olá, estou tentando acessar o link abaixo, mas não consigo :(, porque???
    http://dietasdani.blogspot.com/
    Origada, bjs

    ResponderExcluir
  15. Muito feliz e motivada com o desafio Dani, além de te admirar pacarai como pessoa e referencia de fisico mara (jura??? kkkkkkk)fiquei mais contente ainda por saber que colaborei de alguma forma.

    Esse findi fui no niver da vovis, antes de sair de casa comi meu pure de batata doce e frango desfiado. Cheguei la abri uma barra proteica e mandei pra dentro (3hs apos essa refeição). Minha outra avó olhou com uma caraaaa.. kkkkkkkkk
    Num certo momento, não tinha mais agua na festa e pelo horario tudo fechado! Tive que ficar sem beber nada pq a garrafa de agua que eu tinha levado minha mae pensou que fosse pra deixar em casa! afemariazinha

    Acredito que algumas coisas acontecem para testar nossa resistência. rsrsrs

    Vamos que vamos pq sou tameguete com orgulho e de corpo e alma! kkkkkk

    Beijux,
    Milena Sá

    ResponderExcluir