segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Como mudar o corpo com poucos aparelhos?




Oi bacanuda(os),

Minha querida aluna me fez uma pergunta lá no nosso santinho <3 da consultoria  e resolvi responder por aqui :)





Everly,
Você tem razão...Eu só treino na minha academia!
Pouquíssimos aparelhos, mas TODOS com funções para o que quero...e tudo que crio é baseado na fisiologia do exercício e biomecânica...
FUNCIONAM.






Será que precisamos mesmo de todos aqueles exercícios que mais fazem encher linguiça?
Vejo agachamento sendo feito em cadeira abdutora ( totalmente fora da biomecânica) vejo muito peso nas máquinas com pouca amplitude e movimento incorreto e incompleto...O youtube está cheio de aberrações que só nós professores da velha ed.física ficamos abismados...
Um verdadeiro show de horror...
Quem inventa o pior...
Só que o pior não é inventar errado, ou copiar de alguém que inventou errado...o Pior é dizer que funciona sem nenhuma base e ainda iludir muita gente...Isso é punk.
Viu algo novo?
Ok...Vai se informar antes de perder tempo.
Pôxa, nosso tempo já é tão curto no dia a dia que quando entramos na academia temos que enfatizar 45min de EXCELENTE NÍVEL DE TREINO.
E falo mais...Não basta confiar na ficha de treino que você recebe..pesquise, o corpo é seu!
Bem...
Voltando a pergunta...

Todo mundo já notou que se sente mais o músculo no aquecimento do que na série em si...( quando é muito pesada)

Bem, uma das principais razões é que você não está focando toda sua atenção na estabilização de um peso e provavelmente está fazendo o movimento incompleto...E eu tenho certeza absoluta que se o peso estiver muito pesado você não está tencionando a sua musculatura como deveria...

O EGO é uma M.
Querer aparecer levantando 300 kilos no leg press  e fazendo o movimento pela metade para mim é egoburrice e boa sorte com suas lesões no futuro....

Seu corpo se adapta e começa a usar qualquer coisa que puder para se manter seguro. Você pode continuar a levantar pesos bem pesados ​, mas sem tensão muscular ideal, não espere crescer sua musculatura...
Foi na academia e perdeu tempo...Parabéns.
Passou o ano e notou que cresceu alguns centímetros...coloca a culpa nos hormônios, na dieta, na tia vesga que enche seu saco...
Mal sabe que seu treino foi um fracasso, mesmo super pesado!
Uma pessoa que poderia evoluir 90% no ano, evolui 30%, tendo ido a academia todos os dias, feito cardio em jejum, suado a camisa...tsc..tsc..
 Se você não pode "sentir" seus músculos , então você não será capaz de esgotá-los o suficiente para o obter uma resposta hormonal, metabólica e do sistema nervoso para o crescimento muscular.
Quando eu digo sentir seus músculos, quero dizer CHORAR DE DOR.
trancar os dentes, ver teto preto...Bem por aí.
Eu, acho extensores de coxa a parte mais linda do corpo feminino...pernas torneadas na frente, bem marcadas...Precisavam me ver treinar na extensora!!!
é uma guerra entre eu e ela...e eu ganho sempre.
reparem nas parte da frente da minha perna...Está marcada e fica assim o ano inteiro...
Quando estou em CUT fica muito mais.


Bem,
Então Dani...Você não treina nem leg press?
Nunca pega pesado?

Eu não tenho leg press aqui na minha academia, uso a biomecênica e crio exercícios que trabalham as mesmas áreas...
Mas eu quero essa máquina na minha academia, sinto falta de algumas máquinas sim...Esse ano abrirá uma academia MMA aqui perto de casa e eu já me matriculei, porque meus filhos farão jiu-jitsu...Então, enquanto espero treino :)
Mas NADA MELHOR do que ter uma mini academia em casa, se você tiver espaço ou na sua garagem ou em algum quarto...Dou meu apoio.
ha! Respondendo se eu nunca pego pesado...
SIM.
Eu pego pesado, mas só quando tenho certeza de que estou :
1- na posição correta
2- fazendo a amplitude toda
3- com o TEMPO certo
4- e segura. ( livre de lesões etc..)

Fora isso, eu que treino sozinha sem aquela ajudinha...diminuo o peso e contraio ao máximo...
Coloco TENSÃO.


Então como treinar para conseguir bons resultados?


A solução: Tensão! Tensão! Tensão! NÃO Peso Pesado !


Seus músculos não têm idéia de quanto peso você está levantando...ELE NAO SABE CONTAR.
Ele não sabe se você está com uma anilha de 10 kilos ou de 100 kilos...acredite se quiser...
Ele sabe sim...que está sendo tencionado mais forte ou menos forte.


                    Aumente a quantidade de tensão, e aumentará o crescimento muscular.


Beijos e até +
Dani :) 

13 comentários:

  1. Dani, meu nome é Lucia sou sua admiradora e seguidora convicta!!!
    Sempre estou por aqui lendo os posts mas não costuma me manifestar nos comentários. Me identifiquei de cara com este maravilhoso texto. Eu não posso frequentar uma academia, mas tenho em casa uns 40 kilos de anilhas, barras, e caneleiras de 10 kilos, e uma escada que improvisei e transformo em aparelhos...rsrs...eu ando muito desanimada pois os resultados vem muito devagar sem aqueles aparelhos de academia incríveis, mas lendo esse post, vou me animar e tentar voltar aos treinos, vc me renova mulher!!!
    Se puder dar uns exercícios aqui no blog que substituam as máquinas de academia, acho que vai ajudar muitas mulheres que por diversos motivos não podem frequentar uma!!!
    Beijos e tudo de lindo pra vc!!!

    ResponderExcluir
  2. Dani... amei seu post... sempre pensei q qto mais peso msm fazendo movimento pela metade Seria melhor...

    Vc é maravilhosa!!! Minha inspiração!!! Bjooo

    ResponderExcluir
  3. Oi dani, por favor vc poderia me tirar umas dúvidas !! Qual é a diferença de fazer séries de movimentos aaté um determinado número, e séries até a exaustão? ?? E qual é o melhor exaustão para crescer?

    Obrigada dani, Desculpas minha ignorância.

    Att teresa c

    ResponderExcluir
  4. É isso aí! Não é preciso academia de ponta, aparelhos superultramega modernos para ter bons resultados. Basta se entender consigo mesma, ter boa orientação e pegar ora valer. Também me viro com uma academia pequena e com poucos recursos, de vez em quando me empolgo e penso em me matricular numa dessas academias novinhas que abrem aos montes todos os dias aqui em BH, mas gosto mesmo é do silêncio e do aconchego de um lugar caseiro - pode ser em casa ou numa pequena academia próxima. Assim como você, Dani, sinto falta de um leg press em casa, então me viro com os agachamentos e levantamentos. Agora pago 70 reais por mês para frequentar o salão de uma pequena academia próxima a casa de meus filhos só para fazer uso de alguns aparelhos nos meus treinos de pernas duas vezes por semana - com direito a 20 minutos de aerobico se depois, se der tempo. Mas prefiro mil vezes os exercícios livres, sem aparelhos!

    ResponderExcluir
  5. Perfeita execução dos movimentos, amplitude máxima, intensidade!

    Também treino assim, Dani, e adorei o post e as novidades fashion, você está linda, as usual.

    Um beijo atrasado de ano novo e muito sucesso, sempre.

    Sua fã, Claudia Vilaça

    ResponderExcluir
  6. Dani Adoreiiiiii :-) :-) com certeza esse post é um aviso pra mim e um alivio tb já que o médico disse que não era mais para eu aumentar a carga peso do meu treino da maneira como eu estava aumentando, pq agora com aquele probleminha no meu umbigo terei que ter cautela, então eu precisava mto ler isso e de um bom profissional, e vindo de vc não tenho dúvidas da certeza de que é o melhor, pq vc é uma grd profissional tem mto conhecimento e experiência tb, então hj já coloquei em pratica ;-) Obrigada minha musa.

    ResponderExcluir
  7. Dani, tudo bem?! Acompanho você há anos e adoro suas postagens, acho que já li seu blog de cabo a rabo várias vezes, kkk. Mas tenho uma dúvida que gostaria que você, se pudesse, me esclarecesse. Estou malhando a noite, chego em casa da academia umas 23h30, daí tomo um shake com whey e mel... mas sei que o ideal antes de dormir seria um time-release... será que se eu misturar whey e caseína, por ex, é um bom negócio?! ou tomo só um dos dois?!beijosss!

    ResponderExcluir
  8. Oi Dani,eu dificilmente saio da academia cansada/exausta, tenho sempre a impressão que não treinei suficiente embora eu esteja vendo a mudança no meu corpo (mais definição)às vezes realizo super séries e tenho tomado cuidado em fazer corretamente os exercícios (não roubar)seria o caso de mudar o tipo de treino? Ou o fato de não estar cansada não significa que o treino foi ruim? Poderia dizer sobre isso pra nós.. Abraços...

    ResponderExcluir
  9. dani posso treinar gluteo todos os dias?bjoo

    ResponderExcluir
  10. dani posso treinar gluteo todos os dias?

    ResponderExcluir
  11. Desculpe minha ignorãncia, mas o que seria tensão? Como faço isso? Porque treino de segunda a sábado, durante 1 ano e 2 meses e não tive nenhum resultado visível em meu corpo, apenas a perda de 4 quilos, e não consigo aumentar o peso em nenhum exercício.

    Fico muito grata pela atenção. Te admiro muito!]

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. tencionar é o mesmo que manter contraído o tempo todo...
    contrair ao máximo...e não largar!
    ex: contraia os glutens agora...aperte bem ele...
    e caminhe pela sala...
    sem soltar..isso é colocar tensao.
    entao...
    se vc faz um exercicios de rosca biceps, contraindo o tempo todo, vc esta tensionando...sem largar a contraçao...durante o movimento.

    ResponderExcluir