quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Percentual de gordura




Oi bacanudas,

Eu adoro todas as estações do ano, mas depende do lugar!
O verão no Rio é uma delícia, mesmo quente assim, sorte de quem está de férias e pode desfrutar das praias durante a semana até anoitecer, isso acontecia comigo na minha adolescência...
Roupinhas mais larguinhas, curtinhas e fresquinhas...
Mas para isso....hummmm
É preciso estar se sentindo bem com o corpo não é?
Algumas bacanudas estão um pouco mais cheinhas e curtem essas roupinhas da mesma maneira sem esquentar a cabeça, e eu acho ótimo! É isso aí, não tem que ficar se escondendo de nada...Seu corpo é o seu templo, é seu e a opinião dos outros na verdade pouco importa ;)
Mas algumas bacanudas se incomodam e sonham com o corpo mais sequinho e definido...
Só que isso não pode virar uma obsessão....
balança, percentual de gordura, medidas etc...


             PERCENTUAL DE GORDURA






 Agora...
Você acha mesmo que esses percentuais estão corretos,  hein..hein...?


Vamos compreender a gordura corporal...
bem, basicamente é...pulou, balançou é banha...rsrs


Percentual de gordura corporal total é composta por gordura essencial e gordura de armazenamento. Gordura essencial é a quantidade necessária para a manutenção da vida e as funções reprodutivas . A percentagem de mulheres é maior do que nos homens , devido a funções hormonais.

Gordura de armazenamento consiste em acúmulo de gordura no tecido adiposo , parte do qual protege os órgãos internos do tórax e abdômen...pegou?


tecido adiposo
O tecido adiposo são lipoblastos . O seu papel principal é armazenar energia na forma de gordura ,  é localizado por baixo da pele , e também se encontra em torno dos órgãos internos . Encontra-se em locais específicos que são referidos como " depósitos adiposos ' ou culotes..rs
Viu meninas, quando alguém disser..Nossa! você tem culote...Você corrige com educação...
Não, não é culote, é depósito adiposo.

Vale a pena nós pobres saradas mortais, ficarmos conferindo o percentual toda hora?
Faz bem a cabeça?

Eu respondo....
Não.

E Também, não acredite muito quando ler por aí que fulana tem x de % de gordura...Provavelmente estará errado...

Existem vários métodos para medir a gordura corporal....

Primeiro o que eu devo ou não devo fazer antes de medir...



1. Evitar o consumo de cafeína e álcool, 24 horas antes da consulta;
2. Não realizar atividade física ou refeição pesada, pelo menos 4 horas antes;

3. Suspender medicação diurética 24 horas antes, exceto
para pacientes hipertensos, sob controle médico (informar uso de medicamento);
4. No caso de mulheres, evitar realizar a consulta no período pré-menstrual;

5. Excluir os indivíduos portadores de marcapasso ou gestantes, nos quais o teste de BIA é totalmente contra- indicado.

a) Medidas antropométricas




• Altura: medida com antropômetro, com precisão de

0,1 mm.
• Peso corporal total: balança eletrônica Tanita modelo

2001, com precisão de 0,2 kg.
• Dobras cutâneas: medidas com compasso de pregas

cutâneas do tipo Lange (precisão 0,1 mm) em quatro pontos anatômicos (tríceps, subescapular, suprailíaca e abdominal), conforme Petroski (1999).


b) Bioimpedanciometria
  • Aparelho de bioimpedância tetrapolar





  • Balança eletrônica





                                    

Compassos ( O teste do beliscão )


Este método usa pinças para medir a espessura de dobras cutâneas em várias áreas do seu corpo . Um especialista aperta sua pele em vários pontos padronizados  para determinar a camada de gordura subcutânea. Os resultados são, então, conectado a uma fórmula para determinar a sua gordura corporal . Algumas fórmulas requerem apenas três medições, outros até sete .
A precisão dessas estimativas é mais dependente da distribuição de gordura corporal única de uma pessoa do que sobre o número dos lugares medidos. O resultado é baseado na idéia de que a espessura de gordura sob a pele reflete a gordura corporal total.

Vantagens

Esta é uma das formas mais acessíveis para verificação da gordura corporal.


Desvantagens

Depende da habilidade do testador na hora de separar a gordura de seu músculo e encontrar os pontos certos para beliscar .
Os resultados variam quando feito por pessoas diferentes, quer dizer, se você faz esse teste com pessoas diferentes sempre...hummmm...vai babar.




DXA (Anteriormente DEXA , Ou Dupla Energia X- Ray Absorptiometry )




Como é feito?
O teste usa um scanner DEXA para o corpo inteiro e dois raios-x de baixa dosagem diferentes para ler a massa óssea e massa de tecido mole .


Vantagens

Rápido, demora cerca de 10-20 minutos para fazer a leitura do corpo.
Ele fornece um alto grau de precisão, com uma margem de 2-3 % de erro .
Ele mede a densidade óssea, percentual de gordura corporal , bem como onde a maioria de sua gordura está...
O teste de DEXA é considerado um padrão ouro para medir a gordura corporal e densidade óssea.

Desvantagens

O custo é geralmente cerca de US $ 100.
Mas, na minha opinião é o melhor.

                                        


O AllBodyScan 3D




scanner de gordura corporal ganhou uma nova versão, mais leve e compacta. O equipamento avalia o percentual de gordura corporal com maior precisão do que a tecnologia presente no mercado, e foi lançado durante o Circuito SESC de Corridas, em São Carlos. Na ocasião, o scanner avaliou 162 participantes.
Após escanear o corpo todo em 30 segundos, o software calcula volume e altura e, complementado com dados como idade e sexo do avaliado, leva mais 30 segundos para processar o resultado final. O escaneamento é feito por meio de um sensor de infra-vermelho, o mesmo utilizado nos videogames modernos, que é fixado em uma torre, enquanto o avaliado permanece em pé sobre uma plataforma giratória. O software captura os dados volumétricos e gera um modelo tridimensional da pessoa. Para tanto, é necessário que esta esteja com trajes adequados, como roupas de ginástica, pois o volume das vestimentas pode influenciar na medição. 
Nunca experimentei, mas deve valer a pena.

                                       





Quero mudar a minha Composição Corporal

Para aumentar ou diminuir o seu percentual de gordura corporal , você precisa criar o equilíbrio certo  é diminuir as calorias diárias por cerca de 500 cal e aumentar o seu exercício . O exercício aeróbico juntamente com o treinamento de força é o ideal.
Ao aumentar a sua massa muscular, você conseguirá queimar mais gordura...Portanto bacanuda, pegue peso na academia.


conclusão


Como você pode ver , há muitas maneiras de medir a gordura corporal. Algumas formas são mais precisas do que outras. Embora a precisão seja importante , se o teste for feito corretamente tudo o que se pode conseguir é é medir a gordura corporal dentro de 2-5% . O  mais importante é sempre tentar medir com o mesmo teste, mesma pessoa, mesmo horário etc...

Pegar essa composição corporal como base e , em seguida, estabelecer uma dieta saudável , aumentar a quantidade de exercício e sua qualidade de vida!

Não fique ligada em balanças, fitas métricas etc...
Tente enxergar as mudanças pelo espelho, roupas e fotos :)

beijos e até +
Dani.




5 comentários:

  1. Muito bom o artigo e muito boa informação. Como você se sente sobre as escalas que medem a sua porcentagem de gordura corporal que você pode comprar na loja?

    ResponderExcluir
  2. Eu comprei vários e todos...todos uma porcaria.
    hoje eu tenho uma balança que mede tudo, mas mesmo assim ainda prefiro ir no nutricionista...eles medem lá.
    bjssss

    ResponderExcluir
  3. Dani sua linda! Tenho que agradecer a vc e a seu blog porque são vcs que me motivam. Obrigado pelas informações e o carinho que vc tem ao nos passar seu enorme conhecimento! Graças a vc eu estou cheia de motivação para chegar aos 12% de BF! Estou com 70 kg e 16% de BF e estou firme e forme fazendo a dieta ciclica! kkkkkkk poste sempre mais, fico ansiosa esperando o próximo post! 2014 é nosso vamo que vamo!

    ResponderExcluir
  4. Dani sua linda! Tenho que agradecer a vc e a seu blog porque são vcs que me motivam. Obrigado pelas informações e o carinho que vc tem ao nos passar seu enorme conhecimento! Graças a vc eu estou cheia de motivação para chegar aos 12% de BF! Estou com 70 kg e 16% de BF e estou firme e forme fazendo a dieta ciclica! kkkkkkk poste sempre mais, fico ansiosa esperando o próximo post! 2014 é nosso vamo que vamo!

    ResponderExcluir
  5. Suellen...
    vc vai conseguir...tenho certeza!!!!!
    vamo que vamooooo
    2014 é nossooooooo wohoooooo

    ResponderExcluir