domingo, 26 de janeiro de 2014

um pouco sobre hormônios


   Oi bacanudas,


O que você precisa saber sobre hormônios para te ajudar nessa jornada em busca de ser + 1 sarada!

ácido láctico



Esse cara é legal mas também vingativo...ele fica tranqüilo até que o corpo que ele mora começa a treinar pesado, na verdade ele não quer nem saber se a pessoa está na academia ou carregando pedra para construir um prédio, ele só sabe que é gerado a partir da quebra anaeróbica de carboidratos vindo dos exercícios.
Quando ele percebe que o exercício está muito intenso, ele chama o seu parceiro chamado GH, para dar uma ajudinha...Então, os níveis de ácido láctico são diretamente proporcionais ao nível de hormônio do crescimento produzido durante o exercício.
Isso mesmo, quanto mais doer mais GH....Eles trabalham juntos.
O "queimar" é um bom indicador de que você está pegando pesado, arrebentando suas fibras, e seu corpo vai começar a liberar o hormônio do crescimento.
Mais ácido láctico = MAIS hormônio do crescimento
Mais  hormônio de crescimento = mais músculos crescendo
Mais músculos crescendo = Mais gordura derretendo!
Quando seus músculos crescem o corpo gasta muito mais energia para sustentá-los e acaba queimando a gordura...é um ciclo.


Como garantir o máximo hormônio de crescimento?

Para ter o máximo de hormônio de crescimento o corpo requer a presença de amino ácidos, as nossas queridinhas e amiguinhas proteínas (leucina, glutamina, lisina, arginina). Mas também pode ser otimizado, minimizando a presença da chata da insulina!
Coitada, ela só é chata de vez em quando...
Só quando lá dentro do corpo eles ( os homônios) trabalham tão duro, suam, recrutam seus exércitos, está tudo indo maravilhosamente bem com o trabalho e de repente entra o carboidrato...
Que é aquela tia chata que fica dizendo que você engordou sabe?


Aquela que você adora mas que as vezes é inconveniente...Chega na hora errada e bagunça tudo...Mas quando ela vem na hora certa e diz que você emagreceu, ela ajuda e é a melhor tia do mundo...
( Espero que a minha tia não leia esse post rsrs)

Ué Dani...Mas precisamos da tia chata antes do treino, é ela que nos dá energia...

Energia de que?
Olha, eu adoro a tia Carb principalmente no domingo, casa cheia, day off...Mas durante a semana?
É melhor ela ficar fazendo crochet e só aparecer quando eu chamar nao é mesmo?

Você tem todo o combustível que precisa já presente em seus músculos, só precisa repor o glicogênio durante e imediatamente após o treinamento.


Mantendo os níveis de insulina baixo na primeira metade do exercício é uma ótima maneira de otimizar os níveis de hormônio e , como resultado, melhorar a composição corporal .

Quando você for treinar pense o tempo todo que precisa otimizar o GH...
como?

1- Quanto mais intenso o exercício , mais GH.
2- Manter os níveis de insulina baixo e, portanto, carboidratos , baixas (abaixo de 10 g)
3- BCAA ( aminoácidos de cadeia ramificada )
3) Glutamina e Arginina desempenha um papel vital na liberação de GH


ôpa...Mas como em todo filme sempre tem um vilão...

 CORTISOL



O hormônio do " estresse " que é liberado pela glândula adrenal em resposta a qualquer coisa que o corpo percebe como estressante.

Esse cara nem é tão vilão assim, já que ele nos ajuda a ficar espertos se caso precisemos correr de uma barata, e se for de um rato então nem se fala...Outro dia usei TODO o cortisol do meu corpo correndo de um na minha garagem...sério!

Mas também pode atrapalhar se vier em quantidades excessivas e por um longo período...Por isso as vezes você treina tanto, faz tudo certinho e engorda...Por que vive sobre pressão de algo que te tira o sono...um relacionamento ruim, pessoas que te puxam para baixo, preocupações exageradas, stress com pouca coisa ( trânsito, barulho etc...)
Tente retirar essas coisas da sua vida e você terá o resultado que quer.
 

SEROTONINA



haaaa....a linda serotonina...
Ela é linda...tranquila, vive de bem com a vida...Eu a comparo a nossa avó sabe? que por causa do dia a dia corrido você quase não vê, mas quando vê abraça, beija e sente muita felicidade sabe?! Ela só fala coisas boas, ela te elogia, ela te coloca para cima...ela é tudo na sua vida.

Os níveis elevados estão associados com um humor elevado , enquanto que os níveis mais baixos estão associados com a depressão . Embora muitos neurotransmissores trabalham em harmonia para influenciar o humor , a serotonina é o mais importante .
Os níveis são influenciados pela dieta, exercício e sol.
Por isso no verão as pessoas ficam mais felizes :)

TESTOSTERONA



É o cara que ajuda e muito a crescermos...
mulheres tem Testosterona também, porém  em pouquíssima quantidade, por isso crescemos muitooo menos que os homens.
E nem adianta treinar feito louca, comer muita proteína e fazer tudo que expliquei acima, que você não vai virar uma bodybuilder sem uma ajudinha extra desse hormônio na forma sintética...
Uns dizem que faz muito mal outro tampam os olhos, outros dizem que com ajuda médica tudo bem...Pelo sim, pelo não eu prefiro fabricar a minha naturalmente :)

Picos de testosterona vem após 15 minutos de treinamento e cai rapidamente depois de 45 minutos .
Mais testosterona = mais crescimento muscular.
Para aumentar a testosterona naturalmente , você deve garantir o zinco e Omega- 3 óleo de peixe , bem como o BCAA ( o mais importante,  A Leucina ) as gorduras saturadas encontradas no óleo de coco também são uma ótima maneira de apoiar a produção de testosterona.

Bem bacanudas,
Essa foi a primeira parte do texto sobre hormônios, se vocês gostaram compartilhem no facebook e deixem recadinhos aqui para mim, para eu saber a opinião de vocês.

Um beijãoooo
sua personal on line
Dani Tâmega.

9 comentários:

  1. Nossa adorei este post! Aliás adoro seu blog, parabéns

    ResponderExcluir
  2. Amei seu blog! Você explica as coisas de um jeito que da pra nós, que não somos da área, entender.

    Gostaria de Fazer uma pergunta..

    Eu tenho um certo problema na lombar, lordose, adquirida inclusive em academia, onde não me instruíam corretamente. Segundo um médico que fui, ele disse que eu não posso trabalhar com peso, mas posso fazer qualquer outro tipo de exercício e que isso passa com o tempo. É verdade? o que eu posso fazer para melhorar e voltar a treinar sem sentir dor ou desconforto? algum dia vou poder voltar a treinar com carga?
    Preciso saber :'(

    ResponderExcluir
  3. Excelenteeeeeeeeeeee post! Merece e muito ser compartilhado. Não sabia que tinha essa opção!
    Aliás, o blog está ótimo! Com matérias novas frequentemente! E nós ganhamos muito com isso!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Daniii adorei o post! mas preciso perguntar...estou numa dieta de baixo carb (ate baixei um aplicativo otimo q me ajuda mto pq ja me da as quantidades em gramas de carb, ptn e fat em alimentos, em refeições e no fim do dia!) e estou tentando manter em 20g por dia...mas estava ingerindo a maior parte do carb antes do treino pra ter a energia q vc falou no post! e agora bateu aquela pergunta....entao ta errado? pq treino a noite...tenho ido por volta de 20:15/20:30 e saio quase as 22:00....eu treino e faço o aero...td a noite, o dia e corrido e to tentando arrumar animo p fazer o aej...e resumindo q q eu faço?

    como esse carb dps do treino? as 22h????

    e se eu começar o aej devo ingerir carb apos ele tb? fracionar meu carb em 10g dps do aej e 10g dps do treino a noite?

    minhas refeições estao compostas por ptn (carne ou frango, sempre cozidas ou refogadas ou na air fryer), vegetais do tipo alface, pepino, tomate e pimentao (ta tenso de achar brocolis e couve flor que prestem no mercado!#prontofalei)e o carb tem vindo da aveia...e as vezes tomo iogurte grego pra me ajudar no intestino...kkkk....mas mulher qnts duvidas neh!?!?!?!

    Se puder ajudar agradeçoooooooooooo mtooooooooooooooooooooooooo! bju bju da sua mega blaster fã!

    ResponderExcluir
  5. Dani na minha opinião eu acho que os anticoncepcionais interferem no resultado da dieta e do treino...há tantos médicos falando na mídia sobre anabolizantes e o mal que causam, certo concordo plenamente, mas pq eles tb não falam que o uso de pílula e ou injeção anticoncepcionais tb são um tipo de anabolizantes, afinal são hormônios colocados a mais em nosso organismo...inclusive o que eu tomava falava na bula o seguinte pode ocorrer e se ocorrer suspender em caso aumento da pressão arterial, aumento do fígado, infarto do miocárdio, embolia pulmonar,podde causar depressão, alterações no peso e na libido,problemas vasculares e etc..etc..etc. E tem mais é "processado" pelo organismo igualmente aos esteroides anabolizantes podendo causar câncer de fígado...sim exatamente isso esta na bula impressa..já na bula da internet não fala...vejam só heim. O que percebi Dani com o tempo anos de uso de anticoncepcional foi que uns ajudam no resultado do treino e outros simplesmente atrapalham tudo.
    Mais uma vez parabéns pela matéria...como sempre adorei.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Dani na minha opinião eu acho que os anticoncepcionais interferem no resultado da dieta e do treino...há tantos médicos falando na mídia sobre anabolizantes e o mal que causam, certo concordo plenamente, mas pq eles tb não falam que o uso de pílula e ou injeção anticoncepcionais tb são um tipo de anabolizantes, afinal são hormônios colocados a mais em nosso organismo...inclusive o que eu tomava falava na bula o seguinte pode ocorrer e se ocorrer suspender em caso aumento da pressão arterial, aumento do fígado, infarto do miocárdio, embolia pulmonar,podde causar depressão, alterações no peso e na libido,problemas vasculares e etc..etc..etc. E tem mais é "metabolizado" pelo organismo igualmente aos esteroides anabolizantes podendo causar câncer de fígado...sim exatamente isso esta na bula impressa..já na bula da internet não fala...vejam só heim. O que percebi Dani com o tempo anos de uso de anticoncepcional foi que uns ajudam no resultado do treino e outros simplesmente atrapalham tudo.
    Mais uma vez parabéns pela matéria...como sempre adorei.
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Dani esqueci de mencionar que algumas pílulas anticoncepcionais dá retenção de água, aumentam a resistência à insulina, o que leva, consequentemente à
    diminuição do metabolismo, à acumulação de gordura nos tecidos e ao aumento do apetite, ou seja Dani mais uma coisa negativa contra nós mulheres :-(. Eu só fui começar a me preocupar com isso no final do ano passado em Dezembro qdo foi descoberto em mim cisto de ovário já com seus 4cm e crescendo :-( então fui atrás de informação sobre anticoncepcionais e vou te falar heim...quero parar de tomar isso, estou atrás agora de informações sobre DIU não hormonal.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela dica .Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o post. Aliás, todos. Adoro seu blog e já estou ansiosa pra ser sua aluna!!

    ResponderExcluir