terça-feira, 28 de julho de 2015

Alimentos fermentados contra a ansiedade



Oioioi...
Algumas meninas já sabem, mas outras não...
Eu estou me formando em nutrição aqui nos EUA e estou mega feliz...
Aprendi muita coisa legal, mas só daqui há um ano poderei mostrar o diploma a vocês...
Saibam...
Nunca é tarde!
Entrei na faculdade com 18/19 anos, Me formei aos 22/23 anos em Ed.Física, mas posso afirmar que aprendi muito mais sozinha depois da faculdade, já casada, já com dois filhos e muita coisa para fazer...Eu quis ser notável, eu quis ser uma das melhores...estudei todas as noites!
Anos depois me interessei em fazer uma faculdade de nutrição, pois desde a faculdade ( quando tinha a matéria nutrição 1 e nutrição 2) eu já tinha interesse...Tanto que fui uma das melhores alunas desta matéria.
Mas só tive a oportunidade de realmente me dedicar mais tarde, depois que as crianças já estavam maiores...
Não ache que é tarde para começar algo na sua vida...Nunca é.
Essa "modinha" onde falam mal das blogueiras eu até entendo...Realmente há muita cópia de blog para blog, muita mentira, muita coisa escrita errada, informações incorretas etc...
Mas esse blog foi o primeiro blog fitness e que mantém a identidade até hoje...
É o meu centro de estudos, nunca abri para vendas de nada...nunca ganhei dinheiro com ele...Quis deixa-lo como sempre foi.
É um centro de motivação, de idéia e de estudos reais das melhores faculdades.
Não tem marketing, vendas, merchan...nada..nada...Apenas motivação e informação segura dos livros e grandes nomes das faculdades aqui dos EUA/
Essa matéria por exemplo é de uma das minhas aulas ministrada pelo meu professor Joshua Rosenthal

Não preciso nem falar que ele phodan né? O nome da nutrição aqui nos EUA.

Mas voltando ao assunto...

 Alimentos fermentados têm uma grande quantidade de bactérias saudáveis ​​chamadas probióticos neles, que são cruciais para a saúde do intestino.

Embora as pessoas muitas vezes pensem que o nome bactérias é sempre uma fonte de infecção, seus intestinos são realmente cheios de boas bactérias. Ter um equilíbrio saudável de bactérias no seu intestino - o que os cientistas chamam de "microbioma" - é essencial para o seu sistema imunitário, o metabolismo, a síntese de vitamina, e muito mais.

Como se constata, 95% da serotonina do corpo - o hormônio da felicidade - vive no intestino, também, sendo assim ter um microbioma saudável também ajuda a manter uma atitude positiva e evitar a depressão.

O cortisol é o hormônio do estresse que é basicamente o oposto de serotonina, e um estudo recente da Universidade de Oxford mostra que comer prebióticos - alimentos que alimentam os probióticos  criam um intestino saudável - reduz a resposta do cortisol, melhora a saúde emocional.

o estudo:

"Atualmente, há evidências convincentes de uma ligação entre a microbiota intestinal e função do cérebro. A ingestão de probióticos modula o processamento da informação que está fortemente ligada à ansiedade e depressão, e influencia a resposta ao estresse neuroendócrino ".

Tradução: Comer alimentos prebióticos e probióticos reduz o stress, ansiedade e depressão.

 Você não precisa gastar um monte de $$$ em suplementos  para apreciar estes benefícios de saúde surpreendentes. Prebióticos e probióticos estão disponíveis nas prateleiras de seu supermercado!

Alimentos prebióticos incluem alho, cebola, alho-poró, dente de leão verdes, aspargos . Estes alimentam  as bactérias saudáveis ​​do seu intestino. Alimentos probióticos incluem qualquer vegetais naturalmente fermentados, kefir, kombucha, e tempeh...

Prebióticos alimentam os probióticos, levando a um intestino feliz.

Comer estes alimentos é a maneira mais simples de construir um microbioma saudável para que você possa ter mais energia, se livrar da ansiedade, perder peso, e evitar a doenças crônicas.


Pickles. 


 Se fermentado naturalmente, pickles se torna um potênte probiótico que pode ser usado ​​para adicionar sabor também na sua salada.

Kombucha é um natural fermentado, chá ligeiramente efervescente que está ganhando popularidade ao longo dos últimos cinco anos. Ela tem toneladas de probióticos - aka boas bactérias - e é fantástico para a saúde do intestino, a saúde da pele, e energia.
Você deve achar nas prateleiras das lojas de naturais.

É mais frequentemente consumida gelada e é uma opção popular para aqueles que tentam reduzir o consumo de álcool. 
Beterraba kvass

Beterraba kvass é uma bebida do Leste Europeu fermentando a beterraba em água com sal e soro de leite. É conhecido por proteger contra muitas doenças, aumentando significativamente a saúde do intestino, e, portanto, imunidade. Kvass também limpa o fígado e aumenta a qualidade do sangue.

Só as beterrabas já tem um impacto positivo significativo sobre a saúde digestivo e renal, e quando fermentado eles se tornam um tônico verdadeiramente incrível. Kvass pode ser  adicionado a saladas, sopas ou molhos para sabor.

Natto

 é um prato tradicional japonês feito de soja fermentada e conhecido por seu cheiro forte e sabor. Como todos os alimentos fermentados, natto possui incríveis propriedades probióticas e melhora significativamente o equilíbrio de boas e más bactérias no intestino, portanto, melhora a digestão, a imunidade, a saúde da pele e muito mais.

Muitas vezes comido junto com arroz, natto é outro alimento fermentado que seria ótimo em uma tigela de quinoa. É rico em proteínas, fibras, vitamina B, cálcio e ferro, e sem glúten. ( é um feijão poderoso) 
Bem é isso meninas,
Vou passando meus conhecimentos de nutrição e treinos aqui para vocês...

10 comentários:

  1. Adorei o texto Dani!!
    Esse deve ser o tema que vou escolher p meu Tcc. Algo relacionado a importância da saúde intestinal.
    Posta a referência do artigo
    😘 #vamoquevamo

    ResponderExcluir
  2. Congrats Dani! That is quite an exceptional achievement. The world is a better place because of women like you! Please up the good work!

    ResponderExcluir
  3. Dani, obrigada por compartilhar conhecimento. Beijo grande!!!!

    ResponderExcluir
  4. Menina do céu, acho que esse post foi feito pra mim!
    Obrigada por postar.

    Nem sabia do lance da serotonina/depressão (tive em 2009) em relação ao intestino, mas sempre tive problemas no trato intestinal, algo difícil de resolver.

    Ganhei há duas semanas mudas de probióticos KEFIR DE LEITE E CASPIAN SEA IOGURT. Na ocasião preferi não receber doações do Kefir de água pois estou querendo secar e ele se alimenta de açúcar mascavo, o que me deixou com a sensação de que estaria consumindo uma bebida de alto valor energético.

    Aqui no Brasil (dica ótima pra quem curte alimentos home made) os probióticos são DOADOS através de grupos do facebook, sem nem R$1,00 sequer de cobrança. Às vezes pedem apenas doações de leite ou açúcar mascavo em troca.

    Os grãos se multiplicam de forma que no futuro a pessoa que recebeu também possa DOAR.

    Bem, o motivo no meu comentário é o seguinte: você sabe dizer se esses alimentos são muito calóricos? Eu faço cultivo o Kefir de Leite e o de CASPIAN SEA YOGURT (CSY) com leite desnatado. Mas não encontrei em lugar algum uma possível tabela nutricional sobre isso. Já ouviu algo a respeito?

    O cultivo do CSY produz muito soro do leite, como eu poderia utilizá-lo para fermentações?

    Sei que parece uma consulta (desculpe por isso).... kkkk. Talvez vire uma sugestão de um próximo post.

    Mais uma vez, obrigada por falar do assunto!
    Beijo bonita!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom! Eu estou adorando essa jornada de exercício em casa.

    ResponderExcluir
  6. Danyy,

    parece que vc fez esse post pra mim!
    Sobre as bebidas fermentadas, a dúvida.

    consumo Kefir de leite e Caspian Sea Yogurt. Ambos cultivados em casa e no leite desnatado.

    Eles chegam a ser calóricos não indicados?
    Kefir de água tenho medo por ser uma fermentação que utiliza açúcar mascavo e não tenho segurança qual o resíduo do açúcar que sobra na bebida. Estou correndo da açúcar.

    Beijos, parabéns pelo blog e pelo corpo.

    ResponderExcluir
  7. Oiii
    Qual a quantidade por dia.I
    Amei tua matéria.
    Tu é muito inteligente.
    Gostaria de tua vizinha. Haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oiii
    Qual a quantidade por dia?
    Amei a tua matéria.
    Tu é muito inteligente.
    Gostaria de ser tua vizinha.Haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Dany, muito bom!

    Agora será eu vou testar par ver se diminui um pouco de ansiedade.

    ResponderExcluir
  10. Oi Dani linda bacana!!! Posta uma receita de fermentado. Como fazer picles da forma mais natural? Kombucha, posso fazer em casa? Não acho aqui no Rio.

    ResponderExcluir