domingo, 4 de outubro de 2015

DIA 4 TUBINHO - dieta detox e Nutricionista Daniella Miranda


Oioioi Bacanudas,

Quem já está firme no Tubinho?
Bem,
Toda a semana eu estarei aqui ajudando...
Como algumas sabem estou me formando em nutrição em exatos um ano e mal posso esperar para pegar meu diploma..
Durante a faculdade de ed.física tínhamos duas matérias que eu amava, uma era nutrição e a outra psicologia esportiva, depois que terminar nutrição já estou de olho numa pós.
Sim, eu sou assim...Quero tudo para ontem, mas também tenho a cabeça no lugar a ponto de saber que é impossível, tudo tem o seu devido tempo.
Hoje o post é sobre DIETA DETOX.

No final do post eu explico...


A minha idéia é fazer com vocês uma desintoxicação antes de realmente começar a dieta.
Quem eu escolhi para nos guiar foi a queria xará Dani.
Dra. Daniella Miranda é Nutricionista especializada em Nutrição Esportiva , membro da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (ABNE) e graduada em Enfermagem COREN/GO 3841
Quer mais?
Ela é atleta de mountain bike há 4 anos a nível de competição amador, sarada, linda e inteligente...
Quero que vocês a conheçam mais antes dela explicar como funciona a "dieta detox" e dar receitas para a gente....Que começaremos a colocar em prática na terça-feira...
Porque segunda-feira quero todas comprando os ingredientes...
Me acompanhem no sana vou ajudar vocês por lá também, além das palhaçadas que eu faço né?
ânimo, alegria, foco...irão marcar esses 3 meses de nossas vidas...

SNAPCHAT - danitamega

Vou gravar no meu histórico e depois colocar no youtube para não se perder...

Com vocês...
Daniella Miranda...












Quem é Daniella Miranda? Fale mais de você.
Olá Dani, sou goiana, tenho 30 anos, sou casada há 11 anos, tenho 2 filhos lindos cachorros adotados rs... pratico esporte desde criança, atualmente mountain bike há 4 anos a nível de competição amador, e esse esporte desde então é minha verdadeira paixão, e apaixonada pela minha profissão.

  1. Dani quando e porque você se interessou pela área da saúde?
Interessei-me pela área da saúde desde pequena quando eu ficava na farmácia do meu tio, eu adorava aquele cheiro de álcool, rs... Desde então eu sabia que queria algo na área da saúde, mas não tinha certeza. Quando entrei para o 3º ano do 2º grau mudei para Goiânia para estudar, ffiz dois vestibulares, um para Farmácia e o outro para Enfermagem, e acabei optando por Enfermagem (não me pergunte porque kkkkk), no primeiro ano de faculdade eu fiquei transtornada sem saber o que realmente eu queria, mas com o passar dos anos fui me adaptando, mas não era realmente aquilo que me fazia feliz, foi então no 2º ano de faculdade que comecei a trabalhar em uma loja de suplementos nutricionais com uma nutricionista esportiva, e foi onde despertei-me para a Nutrição, mas como eu estava praticamente indo para o 3º ano de faculdade, minha mãe não permitiu que eu transferisse o curso, me fez concluir a Enfermagem, acredita? Rs... Então, concluí a Enfermagem, mudei para a cidade que eu resido atualmente (Rio Verde-GO) e fiquei 1 ano parada sem saber o que fazer, foi quando eu e meu esposo (na época namorado rs...) resolvemos abrir uma loja de suplementos nutricionais, e como aqui na cidade tinha a Universidade com Graduação em Nutrição, prestei vestibular e passei em 1º lugar para a minha alegria rs... Desde o início do curso de Nutrição eu já sabia o que queria que era me especializar em Nutrição Esportiva.

2- Qual a sua área de atuação e qual a mudança significativa que você pode perceber no decorrer dos anos?
Atualmente atuo em consultório particular e em uma academia aqui da minha cidade, com ênfase em Nutrição Esportiva, Emagrecimento, Hipertrofia Muscular, Saúde.
Bom Dani, cada ano percebo que as pessoas estão se conscientizando cada vez mais que não existe outro caminho para a mudança da composição corporal a não ser modificação dos hábitos alimentares e exercícios físicos. Percebo que a cada dia mais recebo em meu consultório pessoas que estão cansadas de dietas radicais/restritivas/extremistas, as pessoas realmente querem mudar o estilo de vida, estão mais preocupadas com a saúde, e não são bobas mais devido a gama de informações que existe na internet, e isso me deixa muito feliz! Consciência alimentar é a chave do sucesso!

3- Qual a principal função do nutricionista?
O nutricionista é um profissional da área da saúde capacitado a atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética. Estuda as necessidades nutricionais de indivíduos ou grupos para a promoção, manutenção e recuperação da saúde. Trabalha no âmbito da Nutrição Humana e Alimentação, interpretando e compreendendo fatores biológicos, sociais, culturais e políticos para criar soluções que garantam uma melhor qualidade de vida para as pessoas em todos os ciclos da vida.
Vale ressaltar que de acordo com o que dispõe o art. 3o da Lei nº 8.234, de 17 de setembro de 1991, que SÃO ATIVIDADES PRIVATIVAS dos nutricionistas a assistência dietoterápica hospitalar, ambulatorial, em consultórios de nutrição e dietética e domiciliar, prescrevendo, planejando, analisando, supervisionando e avaliando dietas.

4- Quando é um momento certo de alguém procurar o Nutricionista?
A pessoa deve procurar o Nutricionista quando realmente está disposta a mudar seus hábitos, pois este é o ponto fundamental da mudança. Precisa querer, e querer muito, e deve-se respeitar e confiar nas orientações do profissional escolhido.

5- Dê alguns conselhos para as meninas que vão entrar de cabeça no desafio.
Meninas, primeiramente tenham foco, parece clichê, mas é a verdade. Quando temos foco, não deixamos ninguém atrapalhar o nosso caminho. Tenham persistência e paciência para lhe dar com os obstáculos/fraquezas. Tenham uma mente positiva, todos os dias de manhã procurem meditar por alguns minutos, ou até mesmo tirar alguns minutinhos do seu dia para ficar sozinha, quietinha, em um ambiente calmo, com uma música baixinha que lhe traga calma, mentalizando vestida no tubinho dourado, imaginando vocês lindas e felizes, isso funciona meninas, mente positiva, bons pensamentos. Toda vez que vier algum pensamento ruim, de desânimo, desviem o foco, busque uma válvula de escape saudável, como por exemplo, o exercício físico; uma boa música; uma boa leitura; passear com o cachorro; brincar com o filho; enfim, desvie o pensamento, e isso é um exercício diário. Fique perto de pessoas positivas, sigam nas redes sociais pessoas que inspiram e motivam (nada melhor do que nossa musa Dani Tâmega rs...), isso faz toda a diferença no seu dia-a-dia. E o mais importante de tudo tenha fé, acredite em você, quando queremos e desejamos muito algo, todo o Universo conspira a nosso favor! Estamos todas juntas nessa! Beijos! Força!

Por:
Dra. Daniella Miranda Ribeiro de Souza
Nutricionista CRN/1 7458
Especializada em Nutrição Esportiva
Membro da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (ABNE)
Graduada em Enfermagem COREN/GO 3841
Instagram: @nutricionistadaniellamiranda
Snapchat: @nutridanimirand
Periscope: nutridanimiranda15







CONCEITO: DIETA DETOX


Esta dieta, embora muito presente na internet em diversos formatos, a “Dieta Detox” original possui um protocolo bastante específico aos moldes, adotados pela Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional e pelos Nutricionistas com habilidade técnico-científica para tal prática, portanto nunca pratique uma dieta sem orientação profissional, as dietas disponibilizadas na internet nem sempre correspondem às expectativas por serem pouco específicas e podem sim, trazer danos à sua saúde.
A detoxicação ou desintoxicação ou ainda detoxificação é definida por “qualquer processo realizado pelo organismo, que busque a eliminação (ou redução da atividade) de determinadas substâncias tóxicas, denominadas xenobióticos (LISKA, 1998; FONSECA; NAVES; PASCHOAL, 2007).”
Em nosso dia a dia estamos expostos a várias substâncias tóxicas através da inalação (respiração), ingestão ou uso tópico (pela pele). E cada vez mais cresce o número de substâncias tóxicas que estamos expostos. Dentre elas, destacam-se:
1. Toxinas ambientais oriundas da poluição; 
2. Substâncias químicas utilizadas para a melhoria da conservação e aspectos sensoriais de produtos alimentícios (aditivos alimentares) como conservantes, corantes e aromas artificiais, adoçantes sintéticos; 
3. Antibióticos e hormônios utilizados na pecuária; 
4. Agrotóxicos utilizados na produção de alimentos vegetais;
5. Álcool e o fumo;
6. Medicamentos de uso contínuo;
7. Cosméticos, por sua composição em produtos químicos, muitas vezes com a presença de metais;
8. Produtos químicos utilizados para a higiene e limpeza da casa, como desodorizantes de ambientes e produtos de limpeza em geral;
9. E a própria água, que independente do processo de purificação, apresenta concentrações de metais pesados, hormônios, dentre outras substâncias químicas;
10. Utensílios e panelas utilizadas para o preparo de alimentos, que podem ser fontes de compostos tóxicos como alumínio, resíduos de teflon, bisfenol A e fitalatos presentes em embalagens e plásticos.
A conduta nutricional da “Dieta Detox”, como é conhecida, tem por objetivo retirar momentaneamente da alimentação diária, os principais alimentos que podem ser prejudiciais para o indivíduo, bem como excluir temporariamente outros alimentos que são consumidos com muita frequência pelo indivíduo e que podem culminar com processos alérgicos, mesmo que não tenham ainda se manifestado. Passado o período de retirada dos alimentos, outras etapas se seguem a fim de reparar os tecidos e reintroduzir os alimentos a fim de que a dieta não tenha o caráter restritivo.


QUAIS OS BENEFÍCIOS DA DIETA DETOX?


Em curto prazo faz uma reprogramação do organismo, com a eliminação de toxinas e a estimulação dos órgãos e sistemas, toda esta revolução no funcionamento do organismo, traz uma série de benefícios, e faz, inclusive, com que a pessoa emagreça. Reduz e até elimina as dores de cabeça e enxaquecas causadas por hipersensibilidade e excesso de toxinas; mais energia e bem-estar ao acordar e no final da tarde; sono tranqüilo e de qualidade; redução de celulite e acne; melhora na alimentação através da experimentação de novos alimentos e preparações saborosas e saudáveis; e uma nova disposição para seguir um estilo de vida mais saudável, a partir do programa.


QUAIS OS ALIMENTOS QUE PODEM CONTRIBUIR NA DETOXIFICAÇÃO DO ORGANISMO?


Diversos alimentos benéficos e funcionais são incluídos na dieta diária de detoxificação, principalmente aqueles previstos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como base de sustentação de uma dieta saudável, como os alimentos integrais, grãos, cereais, oleaginosas, frutas, legumes e verduras em suas mais diversas preparações, além de ervas e outros alimentos com benefícios fitoquímicos.
A dieta SAUDÁVEL em geral, necessariamente possui características DETOX, uma vez que prevêem o consumo variado de “ALIMENTOS VIVOS”, ou seja, alimentos que fornecem vitalidade ao organismo e, chamamos assim, os alimentos que efetivamente fornecem nutrientes que beneficiem as funções biológicas do organismo.
Em alguns casos e, somente sob supervisão, a suplementação nutricional pode ser necessária. É fundamental também uma adequada ingestão de líquidos, já que a maioria das reações químicas do metabolismo orgânico ocorre em meio aquoso, portanto a hidratação é um dos pontos de sustentação desta dieta.
Portanto, OPTE por os ALIMENTOS NATURAIS, sem conservantes, sem aditivos químicos, alimentos LIMPOS (sem glúten, sem lactose, adoçante somente Stévia). Segue abaixo uma lista dos alimentos que você vai escolher para fazer suas refeições diárias, lembrando que você vai comer a cada 3 horas, e no intervalo entre as refeições beber água (no mínimo 2 litros) e incluir chás naturais.


LISTA DE ALIMENTOS DETOXIFICANTES:


Missô/nato; óleo de coco; chia; linhaça; quinoa; rúcula; salmão selvagem; schisandra; tomilho; alcaçuz; arroz integral; bardana; capim cidreira; cebola; cranberry; feno grego; manjericão; mirtilo; salsa; uva vermelha; limão; maçã; melão; rabanete; aspargo; alho; cenoura; cereja; crucíferos; dente de leão; espinafre; abacate; abacaxi; agrião; aipo; alcachofra; alecrim; alfalfa; berinjela; beterraba; cogumelos; espinafre; palmito; pimentão; repolho roxo; tomate; vegetais verdes de rama; amaranto; arroz integral; canela; curry; gengibre; noz moscada; pimenta; ovos; sementes; sal rosa; etc.


RECEITAS DE SOPA DETOX


As sopas detox são feitas apenas com legumes, verduras, grãos, sementes e hortaliças. Com essa mistura conseguimos um alimento rico em nutrientes, vitaminas e minerais, que ajudarão em sua dieta de desintoxicação. As sopas podem ser feitas com vários ingredientes como couve, espinafre, couve-flor, repolho, cenoura, inhame, batata doce, ervilha, tomate, abobrinha, linhaça, lentinha, grão de bico, chia, entre várias outras verduras, legumes, grãos, sementes e hortaliças. As folhas verdes escuras e os  vegetais crucíferos são bastante importantes na composição das sopas, pois contém uma séries de nutrientes, vitaminas e minerais como vitaminas A e C, cálcio, ferro, magnésio e betacaroteno.






Sopa Verde Detox

Ingredientes:
  • 50g de repolho verde picado
  • 2 folhas de couve-manteiga em tiras finas
  • ½ xícara de chá de salsinha picada
  • 1 colher de sopa de gengibre ralado
  • 100g de brócolis ninja em buquês
  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • 2 talos de salsão
  • 100g de couve-flor
  • 1 chuchu em cubinhos
  • 2 dentes de alho
  • 1 cebola pequena ralada
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Água fervente


Modo de Preparo:
1 – Refogue em uma panela funda o alho, a cebola, o gengibre e o salsão no óleo de coco.
2 – Junte o repolho, a salsinha, a couve, o brócolis, a couve-flor e o chuchu e cubra com a água fervente.
3 – Cozinhem até ficar al dente (não deixe os legumes ficarem mole demais).
4 – Retire do fogo e deixe esfriar um pouco.
5 – Bata no liquidificador.
6 – Coloque a mistura novamente na panela, acrescente o sal e a pimenta-do-reino e leve ao fogo para esquenter.
7 – Sirva.


Sopa de Inhame, Ervilha e Legumes

Ingredientes:
  • 2 inhames médios em cubos
  • 1 xícara (chá) de abobrinha em cubos
  • 1 cebola pequena ralada
  • 2 xícaras (chá) de ervilha fresca (pode ser congelada)
  • 1 ½ dente de alho amassado
  • 2 tomates sem pele em cubos
  • 2 cenouras médias em cubos
  • 2 colheres (sopa) de manjericão fresco
  • Água fervente
  • 2 xícaras (chá) de rúcula picada
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • Pimenta rosa, linhaça triturada e gergelim branco a gosto


Modo de Preparo:
1 – Aqueça metade do azeite em uma panela funda. Refogue a cebola e o alho.
2 – Junte o inhame, a cenoura, o tomate, a abobrinha e o manjericão, refogue por mais alguns minutos.
3 – Acrescente a água fervente até cobrir todos os ingredientes.
4 – Cozinhe até ficar al dente (não cozinhe demais).
5 – Retire do fogo e deixe amornar.
6 – Bata no liquidificador.
7 – Na mesma panela, coloque o restante do azeite e refogue a ervilha.
8 – Junte a mistura do liquidificador e acerte o sal. Deixe ferver por 2 minutos.
9 – Sirva com a rúcula e polvilhe com gergelim, pimenta e linhaça.


Sopa de Couve, Abóbora e Grão-de-bico

Ingredientes:
  • 1 xícara de chá de couve-manteiga em tiras finas
  • 3 xícaras de chá de abóbora em cubos
  • 3 xícaras de chá de chuchu em cubos
  • 1 e ½ dente de alho amassado
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 cebola roxa de tamanho pequeno ralada
  • 3 xícaras de chá de grão-de-bico cozido
  • 1 colher de café de semente de chia triturada
  • 1 colher de chá de amêndoas em lascas
  • Água fervente
  • 1 colher de sopa de ervas finas (alecrim, tomilho, sálvia, manjericão)
  • Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto


Modo de Preparo:
1 – Aqueça o azeite em uma panela funda e refogue o alho, a cebola, a abóbora, as ervas e o chuchu.
2 – Juntem a água fervente até que cubra todos os legumes, deixe cozinha até ficar al dente (não deixe o legumes ficarem mole demais).
3 – Retire do fogo e deixe amornar.
4 – Bata no liquidificador.
5 – Volte a mistura à panela e acrescente o grão-de-bico, pimenta, sal e noz-moscada. Aqueça um pouco.
6 – Sirva acrescentando a couve, semente de chia e amêndoa.


RECEITAS DE SUCO DETOX


Suco Verde

Ingredientes:

1 fatia média de abacaxi
2 folhas de couve
1 pedaço pequeno gengibre
3 folhas de hortelã
250ml de água
2 pedras de gelo

Modo de preparo:

Bata no liquidificador todos os ingredientes e não coe. Se optar por coar, acrescente 1 colher de sopa rasa de semente de chia. Não adoçar.


Suco detox de melancia

Ingredientes:

1 fatia média de melancia sem caroço
1 colher de sopa rasa de linhaça triturada
1 pedaço pequeno de gengibre


Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva com muito gelo!.


Suco termogênico

Ingredientes:

200ml de suco de tomate
25ml de suco de limão
2 gotas de pimenta Tabasco (a gosto)
250ml de água com gás


Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes e sirva com pedras de gelo.


O objetivo principal é que vocês “limpem” o organismo de vocês antes de dar início à dieta, assim o corpo de vocês terá um aproveitamento máximo da dieta. E o mais importante, que depois deste desafio vocês permaneçam com estes hábitos saudáveis.
Boa sorte meninas!
Contem comigo!


Por:
Dra. Daniella Miranda Ribeiro de Souza
Nutricionista CRN/1 7458
Especializada em Nutrição Esportiva
Membro da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (ABNE)
Graduada em Enfermagem COREN/GO 3841
Instagram: @nutricionistadaniellamiranda
Snapchat: @nutridanimirand
Periscope: nutridanimiranda15


EXPLICANDO...
by Dani Tâmega agora...

dicas:


1- água filtrada ou água alcalina ( eu tenho um filtro, mas existem lugares que vendem o galão)
2- limões - essa fruta cítrica flushing out ( jogam as toxinas fora) as toxinas e dao um up no sistema digestivo com o processo enzimático , o limão também limpa o fígado, muita vit C (uma das melhores vitaminas para desintoxicar).
3- alho - estimula o fígado ( colocar em quase todas as refeiçoes)
4- chá verde -

comece seu dia bebendo 1/4 do seu objetivo final de água...
com um pouco dessa água coloque meio limão espremido e beba morno.

faça um suco detox da receita acima ou misture alguns vegetais e uma fruta ( eu gosto de abacaxi e hortelã)
aliás, seria interessante levar isso para o resto da sua vida e não só uma semana...


"DON'TS E DO'S"

O QUE FAZER E O QUE NÃO FAZER

O QUE FAZER

1- NO CARBS NA PRIMEIRA REFEIÇÃO
2- NO CARBS NO PRÉ TREINO ( GORDURAS SÃO BEM VINDAS)
3- NO WHEY PROTEIN
4- NO CREATINA
5- CARNE VERMELHA MUITO LIMITADA NESSA SEMANA OU NENHUMA ( eu não como nessa semana)
6- NENHUMA COMIDA DE MICROONDAS
( o microondas é seguro, não precisa excluir o microondas, o que danificam as comidas são os potes de plástico, microondas velhos que não fecham direito )
7- NADA DE ADOÇANTE E MEL


O QUE FAZER

1- ALTERNAR ENTRE COMIDA SÓLIDA E SUCOS, NÃO FAÇA SÓ SUCOS O DIA INTEIRO O CORPO PRECISA DIGERIR COMIDA.
2- ÁGUA MUITA ÁGUA DE QUALIDADE
3- TENTE INGERIR 3 LIMÕES POR DIA E UM GRAPEJUICE
4- 3 COPOS DE CHÁ VERDE POR DIA SEM ADOÇANTE
5- ADICIONE ALHO NAS COMIDAS
6- ESPINAFRE NOS SUCOS ( SUCO DE MAÇÃ E ESPINAFRE FICA MUITO BOM)
7- MINIMIZE OS SUPLEMENTOS ( ANTIOXIDANTES E MINERAIS SAO OK) MAGNEZIO E ZINCO.
8- ARROZ INTEGRAL PODE COMER É EXCELENTE
9- QUANDO COZINHAR, SÓ COM ÓLEO DE CÔCO OU ÓLEO DE ABACATE
10- VARIEDADES DE VEGETAIS CRUS ( PARCIALMENTE NO VAPOR TUDO BEM)
11- JANTE SOPA DETOX





















12 comentários:

  1. oi dani tudo bem vou tentar fazer ,nas por quantos dias vamora fazer o detox???

    ResponderExcluir
  2. bOM DIA POR QUANTOS DIAS VAMOS FAZER A DETOX???

    ResponderExcluir
  3. Oiee.. Dani.. o suco detox, ele pode ser tomado pela manha ? pois tem o carbo da fruta né ? Help me !!!

    ResponderExcluir
  4. Dani como faço pra participar por favor ????

    ResponderExcluir
  5. parabéns , ótimo post

    visitem : www.clubdeprodutos.com

    ResponderExcluir
  6. parabéns, ótimos post

    visitem : www.clubdeprodutos.com

    ResponderExcluir
  7. conheço um blog que tem varias receitas detox?
    http://bloger7fitness.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Dani, acabei de conhecer seu blog e canal no Youtube e gostei bastan
    Gotaria de saber quais os treinos e qual a melhor forma de alimentação para uma mulher q esta começando agora, magra porém barriguda. tenho dois filhos a minha menor tem 1 aninho apenas, e gostaria d começar em casa



    .

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Parabéns Pelo Blog!

    Adorei as receitinhas Detox!

    Você quer saber como Desinchar e perder até 5Kg? É fácil!

    Acesse http://www.perolasdafifi.blogspot.com.br, cadastre seu e-mail e receba gratuitamente um Guia Prático com receitas caseiras e fáéceis para Desinchar e Perder até 5Kg em um mês!

    Beijinhos Da Fifi
    http://perolasdafifi.blogspot.com.br
    perolasdafifi@gmail.com

    FACEBOOK: Pérolas Da Fifi
    INSTAGRAM: @perolasdafifi

    ResponderExcluir
  10. olá a um ano atras assisti um vídeo seu de como fazer uma panqueca com banana ovo e óleo de coco não lembro se também tinha whey protein na receita.por favor já procurei esse video por toda internet mas não consigo encontrar.foi a partir desse vídeo que comecei a seguir você. e agoa preciso ver novamente. desde já agradeço. Guiraio@gmail

    ResponderExcluir