sábado, 18 de março de 2017

Sábadão....de PÃO Sourdough

Por que o pão Sourdough é um dos pães mais saudáveis?




Outro dia eu aproveitei que tinha visita aqui em casa e dei uma fugida com o Guilherme para um restaurante, como sempre eu não como nada fora da minha dieta e pedi minha salada...
Mas o Guilherme queria comemorar o campeonato e pediu um vinho...
Só hoje amor, por favor..toma um vinhozinho comigo?!
Ok, com um pedido tão carinho né? #hojetem.
Mas...O Garçon trouxe um pãozinho quentinho chamado pão Sourdough com um pratinho cheio de azeite de oliva misturado com azeite balsâmico ( que eu sei que tem açúcar).
Como toda boa nutricionista vesti o capacete do robocop e imediatamente fiz uma analise the flash daquilo tudo...

azeite ( 1 colher de sopa) 14gr de gordura
balsâmico (1 colher de sopa) 3gr de açúcar - 3gr de carboidrato
e o pãooooo....milhões de gramas de carboidratos e açúcares....
a noite?
e o vinho?
Uma tacinha 5oz 17gr de carb...

contas rápidas e calculei Mais 390 celulites no meu culote...rsrs
Eu fiz um tratado comigo mesma de só sair da dieta em uma viagem, conhecer sabores novos, lugares novos...
Mas há 2 anos eu não tiro férias...Fui para Costa Rica ano passado a trabalho e não tinha sabores novos por lá...

Daí fiquei só olhando o Guilherme comer e virar os olhinhos...
 e me achando uma psicopata com aquela salada toda na minha frente...Uma maluca e sem noção de equilíbrio na vida...
Se eu fosse competir ou fazer fotos profissionais ok...Se eu estivesse no início de um plano onde todo o foco é preciso e uma saidinha dessas pode ferrar com tudo...tudo bem.
Mas eu estou há 11 anos de dieta né gente?
Já construí meu corpo há 10 anos...
E de vez em quando dá para deliciar os sabores da vida...

Perguntei ao garçom que pão era aquele e ele disse: pão Sourdough. lê-se ( sauor-dôug)
wow...
Mas esse pão eu posso....
yeahhhhhh!

É um pão extremamente chique aqui nos EUA, e tudo que é chique é esquisito né?
"noise gosta mesmo das comidinhas fit" ou um arroz tropeiro....
Mas...
Esse pão é duro que arranca a dentadura fora, se você tem prótese ou lente de contato nos dentes não pode ser chique...não pode comer esse pão molhadinho no azeite...senão vai ficar catando as lentes no chão e não vai ser legal ( conselho de amiga)
Ele é duro e é mais difícil de mastigar,  é mais fácil de digerir e menos propensos a aumentar o açúcar no sangue.


Sourdough é uma das mais antigas formas de fermentação de grãos.

Acredita-se ter originado no antigo Egito em torno de 1500 aC e permaneceu a forma habitual de levedura de pão até levedura de padeiro substituído há alguns séculos.

Um pão levedado é um pão cuja massa aumenta durante o processo, geralmente como resultado do gás ser produzido como o grão fermentado.

A maioria dos pães levedados usam levedura de panificação comercial para ajudar a aumentar a massa. No entanto, fermentação com fermento tradicional depende de "levedura selvagem" e bactérias do ácido láctico que estão naturalmente presentes na farinha para fermentar o pão.

O fermento selvagem é mais resistente às condições ácidas do que a levedura do padeiro da esquina. Isto é o que lhe permite trabalhar em conjunto com bactérias produtoras de ácido láctico para ajudar a aumentar a massa.

Bactérias de ácido láctico podem ser encontradas em vários outros alimentos fermentados,incluindo iogurte, kefir, pickles e  kimchi.

A mistura de levedura selvagem, bactérias lácticas, farinha e água utilizada para fazer pão sourdough é chamado de "starter". Durante o processo de pão, o fermento fermenta os açúcares na massa, ajudando o pão a subir e adquirir o seu sabor característico .

Sourdough pão leva muito mais tempo para fermentar e subir do que outros tipos de pães, que é o que cria a sua textura particular...meio dura...real...

Até hoje, fazer pão sourdough continua a ser popular nos países do Mediterrâneo e Oriente Médio, bem como na região de San Francisco Bay dos EUA.


Comprar esse pão de um padeiro artesanal ou de um mercado de fazendeiros, ou comê-lo em um restaurante onde eles fazem a massa do pão aumenta a probabilidade de ser pão de sourdough "verdadeiro".


A composição nutricional do pão sourdough depende do tipo de farinha utilizada para fazê-lo - se é de grãos inteiros ou refinado.

O valor nutricional é bem parecido com o pão normal, Em média, uma fatia pesando aproximadamente  (56 g) contém:

Calorias: 162 calorias
Carbs: 32 gramas
Fibra: 2-4 gramas
Proteína: 6 gramas
Gordura: 2 gramas

A diferença é que ele é mais saudável tem algumas propriedades especiais que irá torná-lo mais nutritivo.

Para começar, pães integrais contêm uma boa quantidade de minerais, incluindo potássio, fosfato, magnésio e zinco.

Infelizmente, a absorção destes minerais é limitada pela presença de ácido fítico, que é comumente referido como fitato. ( o que os padeiros da esquina usam)

Os fitatos são considerados antinutrientes porque se ligam a minerais, reduzindo a capacidade do seu corpo para absorvê-los.

Curiosamente, as bactérias do ácido láctico encontradas no pão sourdough diminuem o pH do pão, que ajuda a degradar fitatos em 50%. Isso resulta em um pão que tem um conteúdo de fitato muito menor do que outros tipos de pão.

Baixos níveis de fitato aumentam a absorção de minerais, que é uma das maneiras em que o pão sourdough é mais nutritivo do que o pão convencional.

Além disso, estudos mostram que as bactérias do ácido láctico presentes no pão fermentado têm a capacidade de liberar antioxidantes durante a fermentação do fermento...Nossa pele agradece, nossa saúde diz amém.

Finalmente, o tempo de fermentação mais prolongado do fermentado ajuda a melhorar o sabor e a textura do pão integral. Isso pode tornar as pessoas mais propensas a optar por um pão integral, promovendo assim um maior consumo de fibras e pães ricos em nutrientes.

E o glúten?
Sourdough pão contém menores quantidades de glúten, tornando mais fácil a digestão de pessoas com intolerância ao glúten. Suas propriedades prebióticas e probióticas podem melhorar ainda mais a digestão.

Esse pão pode permitir um melhor controle do açúcar no sangue e sensibilidade à insulina melhorada.

Eu tenho a receita mas vou fazer no youtube para a gente ver se dá certo juntas ok?
se der....
é uma opção de pãozinho de vez em quando...naquele jantar de gala que faz para os amigos do maridão depois do futebol...rsrs

beijinhos
e até +
Mommy's.








Nenhum comentário:

Postar um comentário